A busca por ajuda psicológica ainda é vista com preconceito. Você já pode ter ouvido a frase: “Nossa, mas você faz terapia? Para quê?”, de uma forma pejorativa. Por mais que fazer terapia seja uma prática anunciada por influencers digitais e celebridades – como Gisele Bundchen, Michael Phelps e Katy Perry – a prática ainda é vista com olhares negativos ou “coisa de louco”.
Para se ter uma ideia, em uma pesquisa feita pela Market Analysis, que entrevistou 906 adultos em capitais pelo Brasil, revelou que apenas 2% fazem terapia. E, por mais que os problemas psicológicos tenham aumentado nos últimos anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a busca pela terapia continua estagnada há 16 anos, segundo a pesquisa feita pela mesma empresa.
Por outro lado, a busca por medicamentos da classe antidepressivos aumentou 58% no Brasil nos últimos anos, de acordo com a companhia IMS Health. Hoje, o país é o quarto que mais consome esse tipo de remédio no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, Alemanha e Argentina.
Então, se as doenças mentais crescem e a busca por fármacos também, por que a procura por terapia continua estagnada? Dentre as respostas possíveis, encontramos a desinformação e o preconceito. Pensando nisso, que tal entender mais sobre o assunto?
- Terapia psicológica: por que tão importante?
- Quais são os benefícios do atendimento psicológico?
- Mas o que é terapia ou psicoterapia?
- Quando procurar por ajuda?
Terapia psicológica: por que tão importante?
Nunca em toda a história a terapia foi tão recomendada. De acordo com as orientações de tratamento das condições mentais, elaborada pela Associação Americana de Psiquiatria, a terapia se faz necessária e urgente, visto que 75% dos pacientes com algum distúrbio apresentam melhoras após as sessões.
Estamos em um mundo onde as informações chegam a todo instante. Somos bombardeados de notícias e tragédias sem que, ao menos, tenhamos controle sobre isso. Todo esse fluxo gera distúrbios mentais, como ansiedade e depressão, conhecidos como o mal do século.
Somado a isso, temos a fragilidade das relações pessoais, devido à correria e à competitividade no mercado de trabalho, o que sobrecarrega nosso sistema emocional e físico. Sem contar na pressão para “ter uma vida perfeita”, do jeito que se vê nas redes sociais.
Tudo isso não daria um resultado diferente: uma sociedade cada vez mais doente. Em contrapartida, mesmo que aconselhados a fazer terapia, a maioria se recusa por achar um problema “bobo” e que pode ser resolvido sozinho, sem ajuda de um profissional.
Esse tipo de comportamento não só atrapalha a melhora do indivíduo como também atrasa o seu tratamento.
Quais são os benefícios do atendimento psicológico?
Apesar de muitos acreditarem que a terapia só é necessária para quem sofre algum tipo de transtorno mental, ela traz muitos benefícios a qualquer ser humano que esteja aberto a se conhecer melhor. Entre os benefícios, podemos encontrar:
Autoconhecimento
Quanto mais sabemos de nós mesmos, menos dúvidas nos cercam em relação aos defeitos, crenças, opiniões e críticas. Suas decisões serão tomadas sabiamente e de acordo com quem você é.
Alivia tensões
Na vida, é inevitável passar por situações delicadas – seja uma demissão, estresses no trabalho, divórcio, luto, brigas e por aí vai.
Essas situações nos levam ao extremo do estresse, podendo desencadear crises de ansiedade e depressão. Nesse cenário, um psicólogo é primordial para aliviar tensões e te auxiliar a passar por essa fase com contenção de danos.
Melhora relacionamentos
É verdade que para muitos as relações sociais não são simples e fáceis. Uma simples conversa pode desencadear medo, ansiedade e estresse em alguns indivíduos. Por isso, o psicólogo é seu ponto de apoio para aliviar tensões nos relacionamentos, seja ele qual for.
Desenvolve inteligência emocional
É difícil pensar logicamente na hora do aperto. Geralmente, ficamos nervosos e não conseguimos tomar decisões sábias. Isso acontece por falta de inteligência emocional, déficit que será cuidado e tratado durante o atendimento psicológico.
Mas o que é terapia ou psicoterapia?
Agora que entendemos a necessidade da terapia e como pode auxiliar em todos os casos, independente de transtornos mentais comprovados, resta a dúvida: o que é terapia?
Terapia é o nome popular que damos à psicoterapia, que é psico (mente) + terapia (curar). Portanto, a psicoterapia é um conjunto de técnicas utilizadas por um profissional na intenção de diminuir sofrimento e interpretar situações e relações.
O terapeuta ou psicólogo tem a função de auxiliar o paciente na busca pelas respostas, o ajudando a entender o porquê de certos comportamentos e pensamentos. Isso auxilia na promoção da saúde mental bem como na prevenção de novas quedas em crises.
Ao contrário do que muitos pensam, a função do terapeuta não é dar conselhos, mas sim ajudar a pessoa a ter percepções sobre a situação e sobre si mesmo.
Quando procurar por ajuda?
Muitos chegam ao limite do estado emocional para entenderem que precisam de ajuda e, finalmente, buscá-la. No entanto, é necessário dar vários passos atrás e começar a entender que a terapia é necessária sem que cheguemos ao nosso limite.
Situações ou fases da vida podem desencadear sentimentos negativos e atitudes nocivas para nós mesmos e aqueles que nos cercam, como distúrbios de humor ou alimentares, estresses frequentes, medo e solidão.
Dentre essas situações pode-se listar: problema, por menor que seja, que a gente não consegue lidar bem; necessidade de auxílio para entender a si mesmo; luto ou perda; sentimentos negativos com frequência; e, claro, quando já comprovado transtornos mentais por um médico psiquiatra.
Membros da Sami têm acesso ao Time de Hábitos Saudáveis, que conta com um médico pessoal e time de enfermeiros à disposição e que conhecem você por completo para indicar as melhores soluções para o seu caso.
Além disso, nossos membros possuem a Rede de Hábitos Saudáveis, com acesso à plataforma de saúde mental, a Vitalk, e uma rede de academias, com o Wellhub (antigo Gympass), para você estar em dia com a sua saúde mental e física.