Início Alimentação Sopa é janta? Conheça os benefícios da sopa

Sopa é janta? Conheça os benefícios da sopa

Autor

Data

Categoria

Com a chegada do frio, pratos quentes se tornam ótimas opções para aquecer e saborear durante um aconchego. As sopas trazem muitos benefícios à saúde, desde o sabor à nutrição.

Há quem diga que sopa não é janta, mas será mesmo? Apesar da polêmica, esse prato pode ser uma refeição completa e nutritiva se os ingredientes forem bem selecionados. Vegetais frescos, temperos naturais e uma boa proteína são essenciais para uma alimentação – e uma sopa – saudável.

  1. Sopa faz bem à saúde?
  2. Benefícios da sopa
  3. A dieta da sopa é saudável?

Sopa faz bem à saúde?

As sopas possuem uma variedade de nutrientes fundamentais para o funcionamento do organismo e podem apresentar baixa densidade calórica, sendo ideias até em dietas que visam o emagrecimento.

Com boa disponibilidade de vitaminas, antioxidantes, fibras, água e minerais, as sopas possuem diversas fontes nutritivas que devem ser incorporadas na sua alimentação, mesmo que seja só na janta.

Mas é importante estar atento: para a sopa ser nutritiva e saudável, é necessário evitar alimentos gordurosos. Portanto, fuja do paio, bacon, linguiças e carnes gordas. Os acompanhamentos também precisam de atenção. Escolha queijos magros e pães integrais.

E esqueça os caldos industrializados. Por mais que pareçam mais simples de preparar, afinal, basta misturar o pó com a água fervente, uma sopa industrializada não é nada saudável e pode trazer prejuízos sérios à saúde.

Preparar sua sopa com caldo de legumes ou carnes feitas em casa é a melhor opção, até mesmo pelo sabor. Para isso, escolha uma proteína de qualidade, como carnes magras, e uma boa quantidade de legumes.

Aqui, você pode abusar de vegetais, como por exemplo repolho, alho-poró, espinafre, abobrinha, cenoura, chuchu e cebola. Caso seu objetivo seja emagrecer, fique de olho na quantidade de alimentos ricos em carboidratos, como o inhame, a mandioca e a batata.

Além de ser fácil de preparar, a sopa é capaz de fornecer o que o seu organismo precisa. 

Benefícios da sopa

O que a sopa pode ter de simples, ela tem de nutritiva (claro, desde que não seja industrializada). A seguir, veremos os principais benefícios de uma sopa preparada em casa com ingredientes selecionados e saborosos.

Ela é sua aliada no controle de peso

Se o seu objetivo é emagrecer, as sopas podem ser uma ótima opção, até mesmo na janta! Quando preparadas com ingredientes selecionados, elas contribuem para a saciedade e são muito nutritivas. Por isso, em alguns lugares é comum as sopas serem apresentadas como pratos de entrada, justamente por promover a saciedade.

No entanto, nem todas as sopas contribuem para a perda de peso. Algumas, inclusive, podem ser bem calóricas quando acompanhadas de batatas, paio, bacon e outros ingredientes ricos em carboidratos e gordura.

Mais vegetais, mais saúde!

Você sabia que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado ingerir cerca de cinco porções de frutas e verduras por dia? Apesar da recomendação, a maioria da população não consome nem perto disso.

Portanto, investir nas sopas é uma ótima maneira de consumir diversos vegetais de uma só vez. Assim, você acrescenta na sua rotina o hábito saudável de ingerir a quantidade adequada de legumes para promover e preservar a sua saúde.

Algumas pessoas não apreciam legumes, tanto pelo gosto quanto pela aparência ou textura. Nesses casos, uma boa opção para introduzir os vegetais na alimentação é batê-los em um liquidificador. Crianças e idosos são muito beneficiados com esse tipo de preparação de sopas.

Nos mantém hidratados

Para um corpo se manter saudável e funcionando perfeitamente, a água é imprescindível. Mas algumas pessoas possuem dificuldade para ingerir água, por falta de hábito ou por esquecer.

Até nesses casos a sopa é uma aliada, uma vez que possui boa quantidade de água na composição e contribui para a hidratação do organismo. Vale ressaltar que os legumes e os vegetais são ricos em água.

Mas atenção: o consumo de sopa não substitui a hidratação diária com águas, chás e sucos, combinado?

Fortalece o organismo

Você já deve ter tomado muitas sopas enquanto estava debilitado. O que é ótimo, já que a sopa é rica em nutrientes essenciais para repor as defesas do organismo quando estamos doentes ou nos recuperando. Seja de um resfriado, seja uma cirurgia delicada, a sopa é sua melhor amiga na recuperação.

É fácil de digerir

Quando ficamos doentes, perdemos a vontade de comer e, em alguns casos, até mesmo o paladar. Ao consumir alimentos nestas condições, podemos nos sentir pesados e estufados. A sopa é ótima para estes momentos, pois além de ser fácil de ingerir, por não exigir esforço na mastigação, sua digestão é rápida e eficaz. Sem contar que as fibras e os vegetais facilitam a digestão.

Quase não existem restrições

Há quem não consiga digerir bem leite e seus derivados, ou aqueles que não podem entrar em contato com o glúten. Para a felicidade de muitos, as sopas oferecem poucas restrições alimentares. Portanto, muitos podem ingerir o alimento sem preocupação, como alérgicos, intolerantes, crianças, gestantes e idosos.

É necessário apenas avaliar a sua necessidade e preparar a sua sopa de acordo com a sua limitação. Porém, no geral, por terem todos os grupos alimentares, como proteínas, carboidratos, fibras e vitaminas, as sopas podem ser ingeridas sem maiores preocupações.

Ajuda a evitar o desperdício de alimentos

Quantas vezes você jogou um legume fora por não conseguir utilizá-lo? A verdade é que o ato de cozinhar pode exigir uma certa dose de criatividade. Como aproveitar aquela abobrinha parada na geladeira, aquela cebola que ficou esquecida ou aquela cenoura que sobrou? Simples, com uma sopa deliciosa!

O aproveitamento de alimentos é uma estratégia para evitar o desperdício. Caldos de legumes, por exemplo, podem ser preparados até mesmo com casca e talos que seriam facilmente jogados no lixo. Quando batidos ou triturados, eles podem ser transformados em sopas.

A dieta da sopa é saudável?

Vimos que a sopa é uma grande aliada da alimentação saudável, mas isso não é sinônimo de que embarcar na dieta restritiva da sopa faz bem para a saúde.

Consumir o prato exclusivamente em todas as refeições não é uma boa opção. Por mais que sejam saudáveis, as sopas não contemplam todos os nutrientes necessários para manter nossa saúde equilibrada.

Dietas restritivas e com base em sopas podem provocar falta de energia, deficiências nutricionais a longo prazo e desânimo. 

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×