Estamos em um cenário corporativo cada vez mais competitivo. Em um contexto de diversidade e inclusão, a competição e os desafios do mercado ficam ainda mais acirrados. Fundamentais dentro de uma organização, esses dois conceitos precisam fazer parte da cultura da empresa.
Implantar a diversidade e a inclusão dentro do ambiente de trabalho tornou-se indispensável nos dias atuais. As novas gerações, os futuros empregados e empreendedores, estão mais conscientes da importância da pluralidade no mundo corporativo.
É a nova geração que tem mudado toda a dinâmica do mercado de trabalho, são os novos talentos, esses que são essenciais para captar, que têm escolhido a dedo empresas que prezam por uma boa cultura organizacional e por propósitos que se encaixam na filosofia de vida deles. Vamos entender melhor sobre o tema? Vem com a gente!
- O que é diversidade e inclusão nas empresas?
- Qual a importância da diversidade e inclusão nas empresas?
- Ações de diversidade e inclusão nas empresas: como aplicar na prática
O que é diversidade e inclusão nas empresas?
Apesar de estarem associados, a diversidade e a inclusão são termos distintos e que representam conceitos diferentes.
A diversidade está relacionada ao conjunto de características e valores de cada indivíduo, nos tornando seres únicos. Já a inclusão, como já fica subentendido, tem a ver com o respeito e valorização dessas diferenças individuais. Ela está diretamente relacionada à equidade, pautada em fornecer um tratamento justo e sem obstáculos para a trajetória do indivíduo.
Qual a importância da diversidade e inclusão nas empresas?
Aqueles que acham que a diversidade e a inclusão começam e terminam no processo seletivo precisam entender que os parâmetros mudaram. Uma gestão atualizada compreende que a inclusão passou a fazer parte do alicerce da empresa e está entre as pautas principais em relação ao cuidado com os recursos humanos.
A geração atual tem buscado empresas que se encaixam com elas e não o contrário. Estamos acostumados a nos enquadrar em uma empresa e, por muito tempo, achamos que esse é o modelo certo a ser seguido, mas não é bem por aí.
A nova geração faz parte do futuro da sua empresa e, portanto, você precisa estar por dentro das suas demandas. De acordo com uma pesquisa global realizada pela PWC, mais de 75% das organizações entrevistadas dizem que a diversidade e inclusão passaram a ser um valor ou uma prioridade no ambiente corporativo.
A pluralidade no ambiente corporativo traz muitas visões e oportunidades que antes não eram enxergadas. Um time mais diverso costuma ser mais criativo e inovador. Além disso, oferece outros benefícios para a empresa, como:
- Aumenta o engajamento dos colaboradores e o orgulho de fazer parte da empresa;
- Aumenta a produtividade;
- Gera bons feedbacks, sendo mais profundos e diversos;
- Melhora a comunicação, que se torna mais inclusiva;
- Aumenta a expectativa de carreira;
- Melhora os resultados;
- Colabora com a imagem positiva da empresa;
- Retém talentos.
Entenda mais sobre a importância dessa pluralidade nas empresas com um vídeo produzido pela ONU Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=z9FeYlUOu7E
Ações de diversidade e inclusão nas empresas: como aplicar na prática
Como vimos, o erro de muitas empresas é investir na inclusão e diversidade apenas durante o processo seletivo e esquecer desses conceitos logo após as entrevistas, causando absenteísmo e pouca retenção de talentos.
Uma empresa plural precisa trazer as ações de inclusão e diversidade para a cultura empresarial e se tornar uma prioridade no ambiente corporativo. Portanto, sempre pratique a inclusão e a diversidade pensando no bem-estar e na qualidade de vida do funcionário.
Você pode começar:
Reavaliando os processos seletivos
O processo seletivo é a porta de entrada de novos colaboradores na sua empresa. Portanto, é fundamental reavaliar o processo. Ele tem sido inclusivo? Diversificado? Não deixe que preconceitos e opiniões pessoais interfiram nesse processo, pelo bem da sua empresa.
Para isso, você pode:
- Divulgar processos de maneira ampla e variando os meios;
- Eliminar qualquer tipo de preconceito e focar nas competências e habilidades;
- Analisar as exigências das vagas;
- Criar processos afirmativos, que são vagas direcionadas às minorias.
Estar atento aos líderes
Ao alterar a cultura da empresa, os líderes dos times precisam estar alinhados com as mudanças. Para isso, a liderança também precisa estar atenta à inclusão e ser diversificada.
Lembre-se: a organização precisa contar com as diversas camadas da pluralidade para conseguir transmitir isso ao time. Você pode promover programas de reconhecimento na empresa, assim consegue identificar novos talentos.
Oferecer benefícios e assistência psicológica
Para promover um ambiente de trabalho saudável, é necessário que os colaboradores se sintam livres e seguros para serem quem são e errar. Assim, eles se auto desafiam e conseguem colaborar com o melhor que podem.
Para isso, normalize erros, incentive uma boa comunicação, estimule a colaboração, ofereça benefícios relacionados à saúde e qualidade de vida, etc.
Promover a inclusão e a pluralidade no ambiente de trabalho é enriquecer a cultura da empresa, é ter novos caminhos para trilhar e conquistar novos talentos que farão a diferença. Não deixe de investir na diversidade!