Início Artigos Conheça os benefícios dos óleos vegetais para o corpo

Conheça os benefícios dos óleos vegetais para o corpo

Autor

Data

Categoria

Os óleos vegetais são substâncias extraídas de sementes, frutas ou outras partes de plantas. Por causa do alto valor nutricional e de propriedades hidratantes, anti-inflamatórias e calmantes, os óleos são comumente utilizados em alimentos, cosméticos e produtos de cuidados pessoais. 

Em alguns casos, os óleos podem ser usados como complemento para tratar condições de pele como eczema, psoríase e acne. São muitos benefícios para o organismo (por dentro e por fora)! Nos tópicos a seguir, confira os principais óleos vegetais:

  1. Benefícios do óleo de copaíba
  2. Benefícios do óleo de coco
  3. Benefícios do óleo de girassol
  4. Para que serve o óleo de rosa mosqueta?

Benefícios do óleo de copaíba

O óleo essencial de copaíba é conhecido por sua ação anti-inflamatória, cicatrizante, bactericida, antiviral, fungicida e analgésica. Por isso, ele age de forma diferente em cada parte do corpo. No sistema respiratório, o óleo de copaíba tem efeito expectorante e antiasmático. 

Já no sistema digestivo, a copaíba tem ação laxante e vermífuga, o que combate a formação de gases e ajuda no tratamento de disenterias. No sistema urinário, oferece propriedades diuréticas e antissépticas, sendo um grande aliado na hora de tratar incontinência urinária e cistite.

O óleo de copaíba também age positivamente no sistema ósseo, graças a sua ação analgésica, utilizada para amenizar dores musculares, entorses, problemas reumáticos, artrite e artrose. Na pele, ele é ótimo para tratar acne e acelerar a regeneração celular  – e, consequentemente, a cicatrização. É indicado também para flacidez e celulite.

Se aplicado no cabelo, o óleo de copaíba deixa o fio mais forte e o couro cabeludo mais resistente. Mas cuidado na hora de usar, pois o óleo é contraindicado para gestantes, lactantes e pessoas com problemas gástricos.

Benefícios do óleo de coco

O óleo de coco pode ser extraído do coco seco (óleo de coco refinado) ou do coco fresco (óleo de coco extra virgem). O óleo de coco extra virgem, porém, é o que oferece mais benefício para a saúde, pois não passa por processos de refinamento e, por isso, não perde nutrientes.

Composto por mais de 80% de ácidos graxos saturados e ácidos graxos de cadeia média (AGCM), o óleo de coco ajuda a fortalecer o sistema imunológico, combatendo infecções bacterianas, virais e fúngicas. 

Outro diferencial do óleo de coco é sua ação antioxidante, que colabora para a diminuição da produção de radicais livres. Assim, além de reforçar a imunidade, ele controla o colesterol, acelera o metabolismo, combate o envelhecimento, ajuda na cicatrização da pele, hidrata a pele e os cabelos, combate a candidíase e melhora as funções cerebrais.

Benefícios do óleo de girassol

Extraído da semente do girassol, o óleo de girassol possui ômegas 3, 6 e 9, vitamina E e ação anti-inflamatória e antioxidante. Essas propriedades fazem com que esse óleo seja ótimo para melhorar a saúde vascular, do coração e do cérebro, já que ele atua na prevenção de artrite, na redução do colesterol ruim e na melhora da saúde do sistema nervoso.

Para fins estéticos, o óleo de girassol auxilia na hidratação da pele, no tratamento da acne, na redução do frizz e na prevenção da queda e do afinamento capilar.

Para que serve o óleo de rosa mosqueta?

O óleo de rosa mosqueta contém ácidos graxos poli-insaturados, como ácido oleico e linoleico (ômega 6), alfa-linoleico (ômega 3) e ômega 9, e diversas vitaminas e minerais, incluindo potássio, cálcio, magnésio e fósforo. Isso faz com que o óleo de rosa mosqueta tenha ação antioxidante, anti-inflamatória e antibacteriana.

Os ácidos graxos essenciais contidos no óleo de rosa mosqueta são importantes para manter a integridade e a regeneração cutânea. Por isso, o óleo é bastante recomendado para amenizar cicatrizes, manchas na pele, queimaduras, assaduras e estrias – principalmente durante a gestação.

Como vimos até agora, os óleos oferecem diversos benefícios para o organismo. Eles podem ser encontrados e usados na forma natural ou incorporados a cosméticos e medicamentos. Isso irá depender do tipo do óleo e da finalidade. Existem algumas receitas, por exemplo, que podem ser feitas com óleo de coco. O óleo de rosa mosqueta, por sua vez, costuma ser aplicado direto na pele.

Para utilizar da maneira correta, o ideal é procurar orientação de um time de saúde.  

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×