É comum que as pessoas se assustem quando são diagnosticadas com algum transtorno mental. Mas calma! Isso não quer dizer que há um desvio de função no seu cérebro.
Atualmente, os transtornos mentais são um dos maiores desafios da saúde. Inclusive, segundo um estudo publicado na Scielo, 30% dos adultos de todo o mundo têm um transtorno mental. Já no Brasil, 30% dos adolescentes apresentam transtornos mentais comuns, como ansiedade e depressão – o que pode causar graves prejuízos na vida adulta.
Esse é um problema global que precisa ser discutido. Afinal, quando não há acompanhamento psicológico, os transtornos podem afetar as relações profissionais, familiares e até sociais. Vamos falar sobre transtornos mentais?
- O que é transtorno mental?
- Qual a diferença entre transtorno mental e doença mental?
- Como identificar um transtorno mental?
- Sintomas de transtornos mentais
- 7 tipos de transtornos mentais mais comuns
O que é transtorno mental?
O transtorno mental é caracterizado por uma alteração emocional e comportamental, que pode dificultar a interação da pessoa no meio em que ela vive, atrapalhando a rotina, o modo de agir e de pensar e até seus sentimentos. Existem vários tipos de transtornos mentais como, por exemplo, a depressão e a ansiedade. Eles funcionam como uma “perda” de controle funcional, que pode acontecer de forma pausada ou constante.
Qual a diferença entre transtorno mental e doença mental?
Muitas pessoas nem sabem se de fato existe alguma diferença entre transtorno mental e doença mental. Se você também tem essa dúvida, vamos esclarecer agora! A resposta é: sim, existem diferenças relacionadas às essas duas situações. Entenda cada uma:
- Doença: segundo a definição sugerida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), doença é um tipo de problema que podemos descobrir a origem por meio de exames e análises médicas. Geralmente representa a ausência ou excesso de algo, que acaba provocando sintomas diversos na psique e no corpo humano.
- Transtorno: o transtorno representa um desencontro cognitivo, uma deficiência intelectual ou uma disfunção cerebral. Esse tipo de problema causa um transtorno na vida das pessoas, alterando ideias e comportamentos. Além disso, um transtorno pode ser identificado tanto por um médico psiquiatra quanto por um psicólogo.
Como identificar um transtorno mental?
“Mas como saber se realmente tenho um transtorno mental?” Bom, o primeiro passo é observar seus comportamentos e maiores dificuldades diárias e manias. Mas o ideal é se consultar com um psicólogo ou psiquiatra para ter um diagnóstico assertivo. Afinal, somente um profissional conseguirá analisar além das suas atitudes diárias e perspectivas.
Por isso, caso opte por um psicoterapeuta, saiba que ele te ajudará a trabalhar as questões que te aflige, entendendo a origem do sofrimento, seja um transtorno ou não. Se houver a necessidade de se consultar com um médico psiquiatra, ele também fará uma análise do caso e, se for preciso, indicará um tratamento medicamentoso. Mas saiba que a psiquiatria trabalha em conjunto com a terapia.
Sintomas de transtornos mentais
Embora os transtornos mentais apresentam diversos sintomas, nem sempre eles trarão sinais físicos nítidos. Graças ao avanço no acesso a informações, atualmente, podemos compreender que os reflexos desse problema são tão internos quanto externos. Conheça os sintomas mais comuns:
- Mudança na rotina de sono;
- Descontrole emocional;
- Tensão constante;
- Isolamento;
- Problemas de memória.
7 tipos de transtornos mentais mais comuns
1. Depressão
Trata-se de um estado de humor deprimido que causa uma tristeza profunda e falta de vontade de realizar as tarefas do dia a dia – dependendo da intensidade, a pessoa não consegue nem tomar banho ou até mesmo sair da cama. A depressão pode trazer sintomas como emagrecimento ou ganho de peso, irritabilidade, insônia e dificuldade de se concentrar.
2. Ansiedade
Os transtornos de ansiedade causam uma sensação de desespero, medo, tensão e mau pressentimento sem motivos aparentes, como se fosse um medo do futuro. A ansiedade também pode resultar em sintomas físicos como falta de ar, calafrio, formigamento e tremores.
3. Esquizofrenia
A esquizofrenia é um transtorno psicótico que provoca distúrbios nos pensamentos e na forma de se expressar, como alucinações, delírios e até alterações do movimento. Nestes casos, é necessário aliar o acompanhamento psiquiátrico com a orientação à família para saber como proceder nos momentos de crise e tratamento como um todo.
4. Transtorno bipolar
Trata-se de uma condição que realmente provoca oscilações imprevisíveis no humor. O diagnóstico deve ser feito por um profissional de saúde mental para que se recomende o tratamento ideal. Pessoas com transtorno bipolar variam entre tristeza profunda à impulsividade e muita extroversão.
5. Transtorno alimentar
Existe mais de um tipo de transtorno alimentar, como a anorexia nervosa, que consiste na perda de peso intencional, quando a pessoa recusa alimentação e tem medo de engordar. Tem ainda a bulimia, quando a pessoa come em excesso e, em seguida, induz o vômito com o objetivo de não ganhar calorias.
6. Estresse pós-traumático
O estresse pós-traumático é um tipo de ansiedade que se manifesta majoritariamente depois da pessoa ser exposta a uma situação traumática, como processo de luto por uma pessoa querida, assalto ou sequestro. Esse transtorno mental ocorre por meio de recordações do episódio, como um sofrimento psicológico.
7. Transtorno obsessivo-compulsivo
Conhecido como TOC, o transtorno obsessivo-compulsivo traz pensamentos compulsivos como exagero em limpeza, necessidade de lavar as mãos em excesso ou até mesmo acumulação de objetos.
Se você se identificou com algum dos sintomas dos tipos de transtornos mentais, a dica é procurar um time de saúde para realizar a análise necessária e seguir o melhor tratamento. Cuide da sua mente para viver bem e com tranquilidade!