Início Artigos  Pré-diabetes: o que é, quais são as causas e como prevenir

 Pré-diabetes: o que é, quais são as causas e como prevenir

Autor

Data

Categoria

Cerca de 15 milhões de pessoas têm pré-diabetes no Brasil, segundo uma pesquisa do International Diabetes Federation. Pré-diabetes é o termo usado para o estágio que precede o diabetes tipo 2, a fase em que os sinais da doença crônica começam a surgir.

Muita gente desconhece o pré-diabetes e acaba ignorando involuntariamente os sinais, o que pode resultar no agravamento do quadro. Porém, a boa notícia que serve até mesmo de alerta é: o caso pode ser reversível com o diagnóstico precoce. 

Neste artigo você irá conhecer o que é pré-diabetes, quais são suas principais causas, se existem sintomas, possíveis tratamentos e prevenção.

O que é pré-diabetes?

Antes de tudo, é preciso saber que diabetes é uma doença crônica causada pelo aumento de glicose no sangue. Além disso, esse diagnóstico se dá também pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que controla a substância na corrente sanguínea. 

Uma pessoa com pré-diabetes, de acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes, apresenta um nível de glicose acima do normal, porém não tão alto que possa ser determinado como diabetes. Entretanto, esse diagnóstico é considerado um estágio entre o estado saudável e o diabetes tipo 2. E o que isso quer dizer? Significa que o corpo está dando um alerta de que o risco de adquirir a doença futuramente é alto.

Como dito anteriormente, a alteração de glicemia no sangue acontece pela insuficiência ou falta de produção de insulina no organismo. O pâncreas é o órgão responsável pela produção dessa substância, fazendo com que o açúcar na corrente sanguínea seja absorvido pelas células do organismo, servindo como fonte de energia.

 Pré-diabetes tem cura?

O estágio de pré-diabetes é um quadro considerado reversível. No entanto, é necessário o diagnóstico e tratamento para que o caso não evolua para diabetes crônica, que há tratamento, porém não há possibilidade de cura. 

Segundo um artigo publicado nos Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, cerca de 25% das pessoas com pré-diabetes desenvolvem diabetes tipo 2 em três a cinco anos. 

Muitas pessoas têm o seu nível de açúcar acima do que deveria, e na maioria das vezes (erroneamente!) o pré-diabetes não é visto como um problema somente pelo fato de não ser um diagnóstico de doença crônica. Entretanto, é importante ressaltar que este é um alerta para tratamento e acompanhamento médico – em que provavelmente serão exigidas mudanças na alimentação e introdução de atividades físicas.

Quais as causas e sintomas do pré-diabetes?

As causas mais comuns do pré-diabetes são o aumento de peso, má alimentação, sedentarismo ou herança genética. Mas, assim como o diabetes, é um quadro clínico que pode ter mais de um fundamento. Um dos maiores questionamentos quando o assunto é pré-diabetes é saber se há sintomas para esse diagnóstico. 

A verdade é que não existem manifestações físicas, ou seja, é um problema silencioso. Entretanto, segundo a Associação Brasileira de Nutrição, é recomendado a realização de teste glicêmico com certa regularidade, principalmente indivíduos que não têm uma rotina saudável, o que inclui uma má alimentação e inatividade física. O time de saúde está sempre alerta a esse tipo de acompanhamento.

Pessoas com histórico familiar de diabetes tipo 2 também devem fazer o exame com periodicidade, assim é possível reverter a situação caso o diagnóstico seja detectado. Inclusive, o agravamento dessa doença é a causa mais comum de cegueira, amputações e ataque cardíaco. 

Tratamento para pré-diabetes 

Antes de mais nada, é importante se consultar com um médico para que, com base nos resultados dos exames de sangue e glicemia, possa diagnosticar o pré-diabetes. Como se trata de um estágio entre o estado saudável e o diabetes tipo 2, as principais recomendações são mudanças de hábitos, como:

  • Reeducação alimentar, ou seja, adoção de práticas saudáveis no que se refere à alimentação: reduzir alimentos com alto índice de açúcar, gorduras e farinha branca. Além disso, existem comidas que atuam no combate ao excesso de açúcar na corrente sanguínea, como verduras, grãos integrais e legumes. 
  • Prática regular de atividades físicas: sair do sedentarismo e se exercitar faz com que a glicose no sangue seja controlada. Quando o indivíduo gasta energia, o seu organismo usa o açúcar do sangue com mais agilidade. 

Realizando as mudanças citadas acima, o quadro clínico do paciente pode ser revertido, normalizando a sua taxa glicêmica no sangue. Porém, é válido lembrar que manter a rotina saudável mesmo depois da regularização é primordial para uma maior qualidade de vida e bem-estar.

Existem casos de pessoas que, por outros motivos de saúde, não conseguem fazer uma mudança em seu estilo de vida. Nesta situação, o médico avalia o caso e, se necessário, indica o uso de medicamentos.

Como prevenir pré-diabetes? 

Essa é a pergunta mais importante. Mesmo que você não tenha sido diagnosticado com pré-diabetes, é fundamental adotar um estilo de vida que previna que o problema apareça. Nesse caso, a prevenção segue as mesmas premissos do tratamento. 

Além da prática de exercícios físicos e a adoção de uma alimentação balanceada, ressaltamos a importância do cuidado com a saúde mental. A mudança nos hábitos pode não ser algo tão fácil de lidar, por isso é importante o olhar do time da saúde com o médico de família, capaz de ter esse olhar e atenção à vida integral do paciente. 

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×