Início Artigos Novembro Azul: um alerta para os cuidados com a saúde do homem

Novembro Azul: um alerta para os cuidados com a saúde do homem

Autor

Data

Categoria

Na Sami, apesar dos homens representarem 46% dos membros ativos, a procura do público masculino por consultas é duas vezes menor que a das mulheres. E esse comportamento preocupante já havia sido identificado pelo ministério da saúde, que alertou que apenas três em cada dez homens têm o hábito de se cuidar. Daí a importância da campanha Novembro Azul, que volta as atenções a eles e às principais enfermidades que os acometem – sejam elas físicas ou psíquicas.

Segundo o Dr. Alexandre Calandrini, coordenador e médico do Time de Saúde da Sami, a proximidade com o time de saúde – formado por um médico de confiança, enfermeiro e coordenador de cuidado – é essencial para rastrear doenças mais comuns nessa população.

“A equipe conhece o histórico familiar do paciente e seus hábitos, o que contribui com o diagnóstico e pode introduzir práticas preventivas ou tratamento adequado a cada caso. Mas hoje, apenas 34% das consultas realizadas são junto a pacientes homens, dado que comprova que o público masculino não busca acompanhamento médico”, explica.

  1. Homens vivem menos que as mulheres
  2. Qual é o símbolo do Novembro Azul?
  3. Câncer de próstata
  4. Sintomas do câncer de próstata

Homens vivem menos que as mulheres

Além de não se atentarem tanto à saúde, os homens também estão mais suscetíveis a mortes por causas externas – que são acidentes de trânsito, homicídios, suicídios. Não à toa, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os homens vivem, em média 7,1 anos menos do que as mulheres.

A masculinidade tóxica acaba impactando negativamente na saúde deles. O médico da Sami explica que, culturalmente, as pessoas do sexo masculino foram condicionadas de serem provedores e invencíveis, assumindo muitas vezes profissões de maior risco ocupacional, sem se preocuparem com prevenção de doenças e também cuidados com a saúde mental. “Por tal motivo, mais  homens morrem devido ao suicídio do que mulheres, por exemplo”, explica.

Qual é o símbolo do Novembro Azul?

Para representar os homens – cis ou trans -, o Novembro Azul tem como símbolo da campanha um bigode. Você já conhece a história do movimento? Apesar de parecer uma campanha antiga, não é. Ela teve início na Austrália, em 2003, a partir de dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery.

Eles se inspiraram na campanha da mãe de um colega que estava arrecadando fundos para a luta contra o câncer de mama. A partir disso, eles tiveram a ideia de deixar o bigode crescer no mês de novembro, pois no dia 17 já se celebrava o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata.

Foi assim que associaram o bigode com a conscientização da saúde masculina como um todo. Muitos homens que eram colegas de Traves e Luke aceitaram participar da campanha e, assim, o movimento se espalhou mais e mais.

Já no Brasil, o Novembro Azul chegou em 2008, por meio do Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia.

Câncer de próstata

Como o dia mundial de combate ao câncer de próstata alavancou o Novembro Azul, apesar dos cuidados com a saúde do homem precisarem ir muito além desta doença, vale orientarmos sobre ela. Como o nome sugere, esse tipo de câncer afeta a próstata – uma glândula que fica abaixo da bexiga e envolve a uretra, canal que liga a bexiga com o orifício externo do pênis.

A principal função da próstata é produzir o líquido seminal que se junta com o esperma nos testículos. Dessa forma, os espermatozoides conseguem sobreviver e “serem expulsos” no momento da ejaculação.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. “Este câncer é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Além disso, o histórico de câncer na família é importante para investigar. No caso de pessoas cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, é um ponto de atenção”, destaca Calandrini.

Com exceção desses grupos considerados de maior risco, a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde não recomendam a realização de exames de rotina para identificar esse tipo de câncer.

“Quando os homens buscam ativamente o rastreamento desse tipo de tumor, eles precisam ser informados sobre os riscos envolvidos – como chance de impotência e infecções por conta dos exames e tratamento – e sobre a possível ausência de benefícios desses exames feitos como rotina, e é o que fazemos por meio do time de saúde da Sami”, sinaliza o médico, que completa: “Individualizar a abordagem é fundamental. Aproximadamente 50% dos casos de cânceres de próstata têm crescimento lento, e a maioria não precisa de tratamento – o que ajuda a evitar os riscos associados às biópsias e tratamentos, que podemos conferir de acordo com o INCA.”

Sintomas do câncer de próstata

É comum que o homem não apresente sintomas no início da doença. Na maioria das vezes, ao surgir sinais, significa que o tumor já está em uma fase mais avançada.

Conheça os sintomas no estágio grave:

  • Dor ao urinar;
  • Vontade de urinar muitas vezes;
  • Presença de sangue na urina ou no sêmen;
  • Dor óssea, seja no quadril, costas ou outros ossos em que a doença atingiu;
  • Fraqueza nas pernas;
  • Disfunção erétil. 

Entretanto, a campanha do Novembro Azul também defende o autocuidado como medida preventiva. Pensando nisso, trouxemos algumas ações que atuam na prevenção, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA); como:

  • Dieta rica em frutas, cereais integrais, legumes e verduras;
  • Fazer, ao menos, 30 minutos de atividade física por dia;
  • Diminuir o consumo de álcool;
  • Tratar adequadamente quadros de hipertensão, colesterol e diabetes.

Você já tem algum desses hábitos na sua rotina? Sabemos que, por inúmeros motivos, nem sempre é uma tarefa fácil manter práticas saudáveis. E para isso, a dica é também ter um acompanhamento psicológico para que, por meio do autoconhecimento, o autocuidado com a saúde em geral seja sempre uma prioridade.

Vale reforçar que não somente no Novembro Azul, mas em todos os meses do ano é fundamental ter a consciência de que conversar com o seu médico e tirar dúvidas.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×