Início Bem-Estar Música para trabalhar: conheça os benefícios e dicas de playlists

Música para trabalhar: conheça os benefícios e dicas de playlists

Autor

Data

Categoria

Enquanto você lê este texto, saiba que quem escreveu estava ouvindo música. Por isso, depois de ver este artigo é obrigatório dar play na playlist que você ama. Combinado? Estudos já comprovaram que a música faz bem para o corpo e para a mente. Ela relaxa, melhora a produtividade e traz uma mudança positiva de humor.

É provável que a sua animação não esteja em alta todos os dias que vai ao trabalho. Afinal, são muitas demandas, prazos apertados, cobranças de superiores e desafios constantes. Mas uma boa dose de música pode te ajudar a encarar esse dia a dia com muito mais leveza.

Mas vale ressaltar que não basta ligar o rádio e deixar tocando de fundo. A melodia precisa ser bem escolhida e é necessário se atentar a diversos fatores relacionados à música, como o ritmo, para aumentar a produtividade. Qualquer música não serve, ok?

Até porque, se você está triste, como se sentiria ouvindo uma música com a mesma emoção? Caso seu objetivo seja se animar, a escolha foi feita de maneira equivocada. A seguir, vamos te ajudar a escolher as melhores músicas para relaxar ou dar um gás no trabalho: 

  1. Música para trabalhar
  2. Músicas para relaxar no trabalho
  3. Música para concentração
  4. Os benefícios da música no trabalho

Música para trabalhar

Cada gênero musical tem um efeito diferente no nosso cérebro. Alguns nos deixam mais para baixo, outros mais animados. Mas também existem aqueles que aumentam a nossa produtividade e concentração.

Um estudo publicado no Science Direct foi capaz de identificar aumento de QI ao ouvir músicas do Mozart. Impressionante, não é mesmo?

Portanto, sua música deve ser escolhida de acordo com o seu objetivo no trabalho e quais tarefas precisa executar. Por exemplo, se você está se sentindo esgotado para realizar uma tarefa repetitiva, que tal dar play em uma música animada?

Músicas que possuem apenas melodias podem ser uma ótima pedida, como eletrônica, música ambiente e por aí vai. Assim, você não se distrai com a letra e consegue alcançar aquela produtividade desejada.

Mas vale ressaltar que, se você for músico, talvez acabe se distraindo até com as músicas de fundo. Isso porque seu ouvido é muito mais treinado para filtrar os sons no ambiente e entender os acordes. Não-músicos conseguem ouvir sem se atentar aos riffs de uma guitarra, um violão que desafinou ou então um compasso fora do tom.

Músicas para relaxar no trabalho

Calma e relaxante, esta playlist de fundo ambiente pode ser a pedida ideal para um dia de trabalho em que você quer relaxar e executar certa demanda com tranquilidade:

O jazz acaba sendo uma ótima opção também para dias mais calmos ou quando o estresse toma conta e você sente saudade da calmaria. Quer se desligar do mundo e focar só no que importa? Dá play nesta playlist:

Os acordes do violão também são ótimos para relaxar. Se você gosta do som, vai amar esta playlist:

Música para concentração

Não é só no trabalho que precisamos de concentração. Estudos, planejamentos ou leituras também demandam do nosso foco. Mesmo com ambientes barulhentos e que prejudicam a concentração, você consegue se desligar de tudo com a música. 

Assim como o Mozart foi abordado no estudo, Chopin também é um estilo clássico e ótimo para manter o foco. Se você gosta desse estilo, dê o play:

https://www.youtube.com/watch?v=4fezP875xOQ

Sons ambiente com barulhos da natureza, como chuva, pássaros ou rio, podem ser uma boa opção para ajudar na concentração:

https://www.youtube.com/watch?v=ru-O5L2uxho

Esta playlist é uma ótima escolha para trabalhos mais demorados. São 12h de som ambiente para te ajudar na concentração no trabalho ou estudos:

https://www.youtube.com/watch?v=kZWRRLjZEgM

Os benefícios da música no trabalho

Alguns estudos já comprovaram os benefícios da música para a concentração e o foco. E claro que isso não seria diferente para a demanda do trabalho. Veja os principais benefícios de uma boa playlist no ambiente corporativo:

Aumenta a produtividade e a criatividade

Existem dois fatores cruciais que são inimigos da produtividade e da criatividade: o tédio e o estresse, esse último pode ser causado principalmente pelo barulho constante. Para se desligar do entorno e focar na sua demanda, a música é uma maneira de driblar esses problemas e conseguir mais concentração e, assim, produtividade.

De acordo com um estudo feito pela Mindlab International LTD, a música pop e dance aumenta a produtividade e a criatividade auxiliando em um trabalho mais rápido e com menos erros quando comparado a processos sem o auxílio da música.

Melhora a memória

Profissionais que precisam da memória para exercer o trabalho podem se beneficiar (e muito) da música. Isso porque ela pode induzir um estado completo de concentração para que você não se distraia e consiga absorver todas as informações necessárias.

Em um estudo realizado por uma universidade em Roma, a Universidade Spienza, mostrou que ouvir Allegro de Mozart ativa áreas do cérebro ligadas à memória e cognição.

Promove a paciência e uma boa comunicação

Estar estressado e sem equilíbrio emocional afeta não só a produtividade, como também o ambiente de trabalho, que se torna hostil e rígido. Conversar com alguém que não deseja conversar não é uma tarefa fácil e pode ser frustrante. Mas e quando precisamos debater ideias mesmo com todo o estresse?

A música pode ser uma aliada. Se você está em um dia estressante e com zero paciência, tire um tempinho para focar em ouvir algumas playlists e logo perceberá uma mudança de humor (seus colegas de trabalho também vão).

Agora conta para a gente! Você trabalha ouvindo música? Qual a playlist que está tocando no repeat no seu repertório?

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×