Início Artigos Inclusão produtiva: você já ouviu falar sobre isso?

Inclusão produtiva: você já ouviu falar sobre isso?

Autor

Data

Categoria

A inclusão produtiva é um tema que tem sido bastante discutido dentro das organizações. Ação de fundamental impacto social na sociedade, a inclusão produtiva tem como objetivo a geração de trabalho e renda de maneira estável e duradoura, visando populações em situação de pobreza e vulnerabilidade social.

Esse tema tem ganhado força no âmbito internacional e em diversas ações governamentais. Isso porque entende-se que quanto mais se eleva o nível de renda por meio do trabalho, o nível de pobreza e exclusão social diminuem.

Ou seja, gerar emprego para pessoas em situação vulnerável ajuda a trazer dignidade e, além disso, tende a aumentar a produtividade de um país.

Para se ter uma ideia, o problema financeiro de famílias no Brasil aumentou muito nos últimos anos. De acordo com dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a renda real média recebida por trabalhadores brasileiros caiu, sendo o menor rendimento calculado desde 2012. Para piorar a situação, mais de 13,4 milhões de brasileiros estão desempregados.

Outro estudo, também publicado pelo IBGE, apontou que quase 51 milhões de pessoas viviam abaixo da linha de pobreza em 2020. Isso quer dizer que um a cada quatro brasileiros teve uma renda mensal de menos de R$450 no ano abordado.

  1. O que é a inclusão social?
  2. Como implementar a inclusão produtiva? 

O que é a inclusão social?

Agora que entendemos um pouco o cenário do país, que tem uma boa parte da população sobrevivendo abaixo da linha da pobreza, é possível perceber a importância de discutir sobre a inclusão social.

Como vimos, a inclusão social consiste na oferta de emprego para a população em situação de pobreza ou de vulnerabilidade. Porém, ela pode acontecer de diversas formas, e cada uma possui a sua dificuldade.

A principal delas e a mais conhecida internacionalmente continua sendo a oferta de empregos no mercado de trabalho, mas nada impede que outras formas também sejam discutidas, como o incentivo ao empreendedorismo individual e coletivo.

No entanto, há diversos desafios ao criar oportunidades para pessoas em situação de pobreza no mercado de trabalho, entre eles:

  • Falta de informações para a população de menor renda;
  • Discriminação de grupos sociais;
  • O baixo poder de barganha da população;
  • A falta de capacitação e experiência de jovens;
  • O avanço tecnológico, que tem eliminado diversas vagas;
  • As barreiras para a contratação.

Mas o  que não falta é mão de obra: de mais de 13 milhões de pessoas buscando emprego, 7,2 milhões estão subocupados trabalhando menos horas que gostariam, sendo a maioria mulheres jovens e de baixa renda.

Como implementar a inclusão produtiva? 

Instituições governamentais têm estudado a melhor maneira de conectar as pessoas que precisam e querem estar empregadas a empregadores que precisam de mão de obra. Para isso, a ideia é proporcionar a capacitação profissional e criar programas públicos ou privados de inserção no mercado de trabalho.

Estudos comprovam que estimular o empreendedorismo e a atividade econômica entre esses grupos também são apostas que precisam ser avaliadas. A Sebrae-SP oferece programações e soluções de inclusão produtiva, são eles:

  • Programa de Fortalecimento Local em Inclusão Produtiva (PFLIP)

Apoia o conceito de inclusão produtiva, bem como mapeia e identifica oportunidades locais e regionais, sempre destacando o papel da Assistência Social

  • Programa de Fortalecimento de Associações e Cooperativas de Materiais Recicláveis

Com público-alvo de grupos informais de catadores de materiais recicláveis, esse programa consiste na oferta de consultoria para implementação e fortalecimento do cooperativismo na reciclagem.

  • Programa Redes para Inclusão Produtiva

Tem como objetivo fortalecer Organizações da Sociedade Civil (OSC) que desenvolvem projetos para pessoas em uma situação de vulnerabilidade econômica e social.

Conheça outros programas para inclusão social da Sebrae-SP aqui: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/programas/inclusao-produtiva-sebrae,52f1a1bce6627710VgnVCM1000004c00210aRCRD#:~:text=Inclus%C3%A3o%20Produtiva%20%C3%A9%20a%20inclus%C3%A3o,processos%20cr%C3%B4nicos%20de%20exclus%C3%A3o%20social.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×