Início Bem-Estar Motivação O que é fit cultural? Entenda a importância

O que é fit cultural? Entenda a importância

Autor

Data

Categoria

Como gestor, recrutador ou até colaborador, já deve ter ouvido falar de fit cultural. Se não, venha entender o que é e sua importância para a empresa.

No momento da seleção, o fit cultural é usado como uma ferramenta de contratação certa. O que isso quer dizer? Por meio de um recrutamento inteligente, o candidato escolhido é encaixado na empresa de acordo com as necessidades da vaga.

Imagine um jogo de encaixe, onde o tabuleiro é a empresa e seu colaborador a peça. Quando procuramos um novo colaborador, precisamos de um que se encaixe à nossa empresa e valores, bem como às necessidades que a vaga impõem.

Para isso, é necessário que não só a empresa esteja satisfeita, mas o colaborador também. Você sabia que nos dias atuais, vale mais um colaborador que harmonize os valores da empresa, suas crenças e responsabilidades à um colaborador que tem um bom currículo?

Afinal, quando contratamos mais uma força para o time, queremos que seja um braço aliado por muito tempo e some cada vez mais em sua jornada, certo? Para isso, existe o fit cultural, um aliado importante na promoção da qualidade de vida no trabalho.

  1. O que é fit cultural?
  2. Fit cultural da empresa: como analisar?
  3. Benefícios do fit cultural e como eles impactam na saúde do colaborador
  4. Como o RH pode promover um melhor fit cultural dentro da organização
  5. Promova a saúde no trabalho com um plano de saúde Sami

O que é fit cultural?

Quando ocorre um recrutamento, o empreendedor ou o profissional de Recursos Humanos, espera que o candidato honre as pessoas que atuem na empresa, seja comprometido, esteja alinhado com os valores da corporação e batalhe junto com a equipe pela missão.

Mas como o empreendedor consegue achar um profissional com essas características? Conhecendo o fit cultural, podemos ter em mãos uma ferramenta importante e fundamental na hora do recrutamento.

Você sabia que os funcionários mais bem-sucedidos são aqueles que mais se enquadram na cultura organizacional da empresa? Para se ter uma ideia, é mais comum um candidato procurar saber sobre a empresa e seus funcionários para ver se enquadram na vaga, bem como analisar o ambiente corporativo, segundo um levantamento da Deloitte.

O fit cultural é um teste que avalia o comportamento do candidato e suas questões éticas. Isso é importante para saber se esse candidato será um futuro bom aliado à empresa. Vamos imaginar que sua empresa tem uma linguagem e postura mais formal. Para isso, precisa de roupas formais e um comportamento mais reservado.

Um candidato que não se adapta às roupas e que tem uma linguagem informal, certamente não se adaptará tão facilmente, tão menos estará feliz em trabalhar com este ambiente ao longo dos anos.

Para isso, devemos entender que não é possível reter os talentos na empresa, mesmo oferecendo benefícios, quando o talento não está caminhando junto com os valores e políticas da empresa.

Fit cultural da empresa: como analisar?

Para analisar o fit cultural de uma empresa, bem como de um funcionário, é importante analisar o perfil comportamental e entender, de fato, como é sua rotina diária.

Por exemplo, existem empresas e empregados que precisam trabalhar sob pressão para ter mais produtividade. Em casos de empresas que precisam de processos mais bem definidos e planejados, esse tipo de perfil não se adequa ao candidato imediatista.

Selecionamos algumas perguntas que funcionam tanto para a empresa como para o candidato à vaga avaliarem o fit cultural. Vamos lá?

Perguntas para a empresa:

  • A empresa tem um ambiente mais calmo ou agitado?
  • A empresa traz um plano de carreira para o funcionário? Como é a rotatividade?
  • Como é a política dos prazos? É flexível caso não dê tempo de cumprir uma demanda?
  • Existe uma rotina de feedbacks entre gestores e colaboradores?
  • A empresa trabalha como um time ou as demandas são mais individuais?
  • Quando o funcionário faz algo que a empresa não gosta, como é a reação? Vale uma conversa?

Perguntas para o candidato:

  • Você se considera produtivo em ambientes calmos ou agitados?
  • O que pretende mudar na empresa ou agregar em um ano?
  • Qual a sua reação quando percebe que o prazo ficou apertado e não vai dar tempo de cumprir a demanda?
  • Como organiza suas prioridades?
  • Por que a empresa deveria contratar você?

Benefícios do fit cultural e como eles impactam na saúde do colaborador

Como vimos, o fit cultural é necessário para que a empresa trabalhe em harmonia em prol de um objetivo comum. Com a ferramenta, é possível:

Realizar contratações mais precisas. Candidatos escolhidos pelo fit cultural são contratações mais precisas e acabam ficando mais alinhados com a empresa, se sentindo mais felizes e produtivos. Eles se sentem adaptados e a empresa consegue montar uma equipe harmônica e madura para lidar com os desafios do trabalho. E por se sentirem mais parte da empresa, é provável que sejam colaboradores que permaneçam por anos na mesma corporação.

Obter um maior desempenho. Um candidato com fit cultural é aquele candidato que veste a camisa da empresa. Ele faz de tudo o que está ao seu alcance para que a empresa traga bons resultados. Ele se identifica com os valores corporativos e por isso o defende. O trabalho deixa de ser obrigação e ele se sente motivado para cumprir a missão da empresa.

Menos problemas de comunicação. Equipes engajadas e que lutam juntas pelo mesmo objetivo trazem fluidez no trabalho. Com isso, oferecem bons resultados e o relacionamento entre os colaboradores se torna harmônico e claro.

Em um ambiente sem ruídos e transparente, o colaborador se sente menos estressado para produzir e mais aberto para trazer ideias e discussões que podem agregar aos resultados da empresa.

Reter talentos. Todo empreendedor não quer perder o seu talento. Aquele funcionário que faz a diferença no ambiente de trabalho. O fit cultural, além de auxiliar na busca por esses talentos ideais para a sua empresa, também ajuda na retenção dos mesmos.

A rotatividade da sua empresa diminui, o que evita gastos com novos processos e contratações e é possível gerenciar muito melhor a demanda entre as equipes. Segundo a Recrutei, não contratar por fit cultural pode aumentar os custos da empresa em até 60%.

Como o RH pode promover um melhor fit cultural dentro da organização

Um empregado que trabalha apenas para cumprir sua função e que não está alinhado com os valores da empresa, dificilmente desenvolverá todo o seu potencial. O que é ruim para o empregado, que não se sente feliz e motivado, e para o empregador, que terá ainda mais dificuldade em conseguir atingir as metas.

Os recursos das empresas são finitos, sabemos, e, por isso, precisamos apostar as fichas certas no candidato ideal. Como promover um melhor fit cultural dentro da empresa? O primeiro passo se inicia na contratação.

É preciso testar o perfil comportamental do seu candidato. É um teste prático que pode até ser online. Ele é ótimo porque já pode te dizer de cara quem são os melhores candidatos para a vaga. Após o teste, uma entrevista comportamental também é importante: faça perguntas relacionadas à vida pessoal do candidato, como ele se comportaria em alguma situação, após isso, avalie se essa seria a melhor escolha para a sua empresa.

Além disso, a dinâmica de grupo também pode auxiliar na hora de montar uma equipe com fit cultural. Coloque os funcionários em uma mesma situação e peça para que se posicionem. Assim, estará mais claro qual o melhor perfil.

Depois de equipes já contratadas, é importante reforçar os valores da empresa. É fundamental ter o apoio da liderança nessa hora para influenciar o grupo. Além disso, documente sua cultura, escreva e deixe claro quais são as missões, valores e como trabalhar e conviver com colegas de equipe.

Promova a saúde no trabalho com um plano de saúde Sami

Aqui na Sami, temos como missão oferecer saúde de qualidade por um preço justo.

Cada membro da Sami tem acesso ao seu próprio Time de Saúde, com médico pessoal e equipe de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários. Aqui cuidamos da sua saúde, não da sua doença.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, incluem opções de hospitais com acreditações internacionais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade, como Hospital Leforte, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Izildinha e Hospital Sepaco, laboratórios Labi, entre outros.

Por fim, sabemos que saúde é muito mais que a carteirinha do plano de saúde. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Wellhub (antigo Gympass) e outros benefícios exclusivos para a sua saúde mental e o seu bem-estar.

Tem interesse? Clique no botão abaixo e faça uma cotação.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×