Você já ouviu falar sobre o reiki? Reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e aplicado no nosso Sistema Único de Saúde (SUS), o reiki ainda é pouco divulgado e consiste em uma técnica de captação e equilíbrio da energia por meio das mãos.
Reiki, basicamente, é uma técnica de imposição de mãos para canalizar a energia de um indivíduo e que pode trazer benefícios físicos e emocionais para o paciente. Vamos entender melhor?
- O que é reiki?
- Reiki: como funciona?
- Quais são os princípios do reiki?
- Quais são os benefícios do reiki?
- Pontos negativos do Reiki
- Reiki: pontos de atenção
O que é reiki?
Ao começar pela palavra, reiki é a união do significado da Energia Vital (Ki) e Energia Universal (Rei). De acordo com os praticantes, a técnica consiste em potencializar e direcionar a energia vital pela energia universal.
Tem como objetivo desbloquear e ativar chakras e meridianos, a fim de restaurar o equilíbrio e promover a saúde.
A técnica foi originada no Japão no início do século XX e fundamentada na arte budista de canalizar a energia por meio das mãos. No início de 2017, a prática da terapia foi incluída na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde – Portaria nº 849. Além do reiki, foi incluído a musicoterapia, quiropraxia, yoga, arterapia, ayureveda, entre outras. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt0849_28_03_2017.html#:~:text=Inclui%20a%20Arteterapia%2C%20Ayurveda%2C%20Biodan%C3%A7a,de%20Pr%C3%A1ticas%20Integrativas%20e%20Complementares.
Reiki: como funciona?
Para aqueles que pouco conhecem da prática, a terapia, à princípio, parece ser um pouco complicada de entender. Ela se dá por meio da captação de energia pelo chakra Coronário, que fica no topo da cabeça, e é repassada para o chakra cardíaco, no coração e depois, pela mão, repassada ao corpo.
De acordo com os praticantes, é pelo reiki que é ativada e reconectada a energia vibracional, que também é conhecida por aura. A terapia limpa e equilibra as energias dissonantes para aumentar as boas vibrações. Com a prática, a energia se torna mais fluida e harmônica e oferece benefícios físicos e mentais.
No entanto, a prática não pode ser realizada por qualquer pessoa sem instrução. No Ocidente, ela foi dividida em níveis: de um a três e o mestrado. Apenas mestres podem ensinar e formar novos reikianos.
Quais são os princípios do reiki?
Chamados de Gokai, existem cinco princípios do reiki, que foram escolhidos com base nos poemas do Imperador Meiji, no Japão. Esses princípios consistem em trabalhar o indivíduo a ter uma vida mais feliz, harmônica e saudável.
Você vai notar um padrão nos cinco princípios: todos começam com “Só por hoje”. Isso remonta a ideia de que precisamos viver cada dia de uma vez, sem ficar ansiosos pelo amanhã. As frases precisam ser repetidas diariamente dependendo da sua necessidade, são elas:
- Só por hoje, sou grato;
- Só por hoje, sou bondoso;
- Só por hoje, sou honesto;
- Só por hoje, confio;
- Só por hoje, sou calmo.
De acordo com o reiki, ao repetir essas frases diariamente, a pessoa se torna mais satisfeita com a vida, empática, honesta, despreocupada com o amanhã – vive o presente com mais calma e menos estresse.
Quais são os benefícios do reiki?
O reiki pode auxiliar em termos físicos e emocionais. Uma vez que lida, por exemplo, com a redução de estresse, pode diminuir transtornos de ansiedade e promover a saúde física. Mas não para por aí.
Acredita-se que bloqueios emocionais são causados por desequilíbrios e traumas físicos e mentais. Com o auxílio do reiki, seria possível eliminar esses bloqueios e promover o equilíbrio de modo constante e profundo.
Além disso, é por meio do reiki que o indivíduo passa a se autoconhecer profundamente, entendendo seus traumas e como eles interagem na sua vida. Assim, com a ajuda de um mestre, é possível eliminar conflitos.
Se pararmos para analisar nosso dia a dia, veremos que guardamos mágoas, emoções negativas, estresses e rancores que fazem mal a nossa saúde, tanto física como mental. Quando o estresse, por exemplo, passa a ter sintomas físicos, como palpitações cardíacas, tremores, sudorese e insônia, os reikianos explicam que nossas energias estão desarmônicas e que precisam de uma intervenção.
No entanto, não basta apenas repetir uma frase que tudo estará alinhado. O reiki é um processo. Os estudiosos defendem que é necessário entender e diminuir as emoções que fazem mal. Depois, torná-las neutras e, só assim, conseguir tornar um sentimento negativo em algo positivo.
Pontos negativos do Reiki
Por mais que ofereça diversos benefícios, o reiki precisa de cautela ao ser aplicado. Em alguns casos, o reiki pode não ser uma boa opção de terapia. Vejamos:
Antes ou depois de uma cirurgia
Praticar o reiki em momentos pré e pós-operatórios pode favorecer o aumento do fluxo sanguíneo causando hemorragia ou, até, diminuindo o efeito da anestesia.
Cortes abertos
O mesmo vale para acidentes que possuem cortes abertos ou que podem se abrir com facilidade. A prática do reiki pode levar ao aumento do fluxo sanguíneo.
Gravidez
Nesse caso, é preciso focar no bem-estar do bebê e da gestante. O reiki pode apressar o parto, aumentando a contração.
Reiki: pontos de atenção
De acordo com o Instituto Reikiano, a terapia pode ser muito sensível. Por isso, deve ser feita em um ambiente neutro e silencioso: sem músicas agitadas, vozes e sons de carro.
É importante ter cuidado também em como as emoções podem afetar o sucesso da sessão. O mestre, que conduz a terapia, pode passar suas emoções negativas para o paciente. Para isso, é necessário entender se o terapeuta está com saúde física e mental equilibrada.