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Arrogância no trabalho: como lidar?

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No ambiente corporativo, lidamos com diversos tipos de pessoas. Da mesma forma que encontramos pessoas simpáticas e acolhedoras para conviver na equipe, também temos que saber lidar com arrogância no trabalho.

Quando nos deparamos com esse tipo de comportamento vindo de um membro da equipe ou gestor, o exercício diário vai ser sempre de compreensão e inteligência emocional.

Apesar de muitas vezes parecer ser uma tarefa difícil, é fundamental ter calma e não se deixar levar pelo estresse para não prejudicar o seu desempenho profissional.

Conviver com pessoas arrogantes é um desafio. De acordo com o dicionário, a arrogância significa uma qualidade de caráter de quem alega ter superioridade, seja ela moral, intelectual ou comportamental.

Grande parte das vezes, temos o impulso de reagir à arrogância, mas será que é uma boa opção esse confronto direto? Quando devemos exercer os limites? Confira a seguir:

  1. O que é ser uma pessoa arrogante?
  2. Como lidar com a arrogância no ambiente de trabalho?
  3. Como criar um ambiente colaborativo?

O que é ser uma pessoa arrogante?

Pessoas arrogantes têm como comportamento a vontade de se exibir de uma maneira prepotente e com desprezo em relação aos outros. Tanto é que o sinônimo de arrogância é orgulho ostensivo, soberba e altivez. E seu oposto é a humildade.

Uma pessoa arrogante pode ser assim como parte da sua personalidade (o que não quer dizer que não possa ser melhorado) ou pode se tornar arrogante depois de um certo período da vida.

Quando ela se torna arrogante, esse traço geralmente acontece quando uma pessoa se deslumbra com o seu sucesso. Já em casos em que a arrogância acaba fazendo parte da personalidade, muitas vezes a pessoa não tem consciência disso.

Elas acreditam estar sempre certas e não se dão ao trabalho de entender e ter empatia por quem magoou devido ao seu comportamento. Além disso, ostentam suas qualidades e posses.

Uma pessoa arrogante também pode trazer outros problemas para ela mesma, como tomar decisões precipitadas devido ao excesso de autoconfiança.

Outra característica de uma pessoa arrogante é o autoritarismo. Por se julgarem corretas em tudo que fazem, acha que quem está a sua volta precisa seguir o seu padrão e o seu pensamento. Não gostam de ser contrariadas e, quando acontece, atacam verbalmente.

Entre as características de pessoas arrogantes, temos:

  • Prepotência;
  • Pouca ou nenhuma empatia;
  • Vaidade;
  • Julgamentos constantes;
  • Fazer conversas e situações girarem ao seu redor;
  • Interromper conversas para falar sobre si;
  • Orgulho;
  • Não aceitar ou desconsiderar a opinião alheia;
  • Não reconhecer os próprios erros;
  • Agir de modo calculado;
  • Achar que é sempre melhor que o outro;
  • Não se relacionar com quem considera inferior.

Como lidar com a arrogância no ambiente de trabalho?

A arrogância, naturalmente, traz consequências negativas tanto para a vida pessoal do arrogante quanto para quem é influenciado pelo humor do indivíduo.

Fora do ambiente corporativo, acaba sendo um pouco mais fácil de lidar com pessoas arrogantes, já que é mais simples se afastar. Mas como lidar dentro de um ambiente de trabalho?

Infelizmente, o ambiente corporativo é um ambiente propício para demonstrações de arrogância. Movido por conquistas, metas e reconhecimento, o arrogante acaba encontrando mais oportunidades para exercer sua personalidade.

À medida que crescem ou são reconhecidas pelo que fazem no trabalho, elas deixam de se importar com a opinião dos seus colegas de equipe e impõem suas vontades aos outros.

Pessoas arrogantes acabam contribuindo para um ambiente hostil e com competição excessiva, que esgota a maioria dos colaboradores (se não, todos).  

Tendemos a ficar irritados com esse tipo de personalidade, o que não é o melhor caminho a ser seguido. No ambiente corporativo, não podemos excluir uma pessoa ou cortar relações com ela.

Afinal, muitas vezes essa pessoa pode ser seu supervisor ou algum colega que você precisa compartilhar a demanda. Nesses casos, é necessário calma e inteligência emocional.

Ter jogo de cintura é a chave do sucesso para conseguir lidar bem com uma pessoa arrogante e ter um ambiente de trabalho agradável. Como não conseguimos mudar o comportamento de outras pessoas, precisamos aprender a lidar da melhor forma com ela, de modo que não nos atinja com tanta facilidade.

Selecionamos alguns passos simples e eficazes para lidar com a arrogância no ambiente de trabalho:

Tenha bom humor

O bom humor consegue desarmar uma pessoa arrogante. Quanto mais entramos no jogo e ficamos nervosos, mais o arrogante cresce. Busque pitadas de humor para comportamentos ácidos.

Não leve para o lado pessoal

Por mais difícil que possa parecer e ser exclusivo conosco, a arrogância de outra pessoa não faz parte de você e nem é consequência sua. Pessoas arrogantes são assim com todos ou quase todos a sua volta, não é algo pessoal.

Ignore quando for necessário

Pessoas arrogantes precisam chamar atenção constantemente. Um jeito simples de quebrar esse ciclo é ignorar. Ignore conversas egocêntricas e comentários inapropriados. Não deixe transparecer a sua raiva.

Tenha empatia

Entenda o porquê delas agirem dessa forma. Talvez seja devido à experiência de vida. Mas atenção: ter empatia não significa relevar tudo, é preciso também ter e exercer os seus limites. Seja o oposto de um arrogante!

Saiba em quais batalhas entrar

Se repararmos, às vezes não vale a pena começar uma briga com uma pessoa arrogante. Os ganhos nem sempre serão maiores que os esforços que colocamos na batalha. Para isso, é preciso saber em qual conflito você vai querer entrar e analisar se realmente vale a pena.

Seja assertivo

Mostre como você gostaria de ser tratado. Expressar seus sentimentos com assertividade e informar que você não está satisfeito com a conduta de tal pessoa é um direito seu.

Como criar um ambiente colaborativo?

Já que abordamos sobre como a arrogância pode ser prejudicial ao ambiente de trabalho, como conseguimos criar um ambiente colaborativo e saudável?

Parece utopia pensar em um ambiente em que todos trabalhem em harmonia e sintonia, mas não é algo impossível de ser realizado.

Um ambiente colaborativo consegue ser alcançado quando não há barreiras entre as hierarquias, bem como quando todos compartilham do mesmo objetivo, como alcançar as metas. Para estimular um ambiente corporativo, veja estes tópicos:

Proporcione um espaço de trabalho confortável

É muito mais penoso e estressante trabalhar em ambientes desconfortáveis. Para aumentar o bem-estar da equipe, forneça um escritório aconchegante e que promova estímulos. 

Salas amplas e bem iluminadas, uma mesa para cada colaborador e ambientes criativos podem boas opções.

Invista em treinamentos e capacitações

Uma equipe que é estimulada constantemente se torna muito mais colaborativa. A rotina de trabalho muitas vezes é maçante e não gera nenhum aprendizado, o que desestimula os colaboradores.

Para isso, ofereça cursos, workshops e palestras inovadoras para sua equipe!

Forneça um espaço confiável

Um colaborador precisa ter a abertura de se expressar sem que lhe cause prejuízos. Muitos não dizem o que incomoda e acabam partindo para jornadas em outras empresas quando o problema poderia ser facilmente resolvido com uma conversa franca.

Mas, para que isso aconteça, seu funcionário precisa se sentir seguro com a liderança e colegas de equipe. 

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