A busca pelo peso ideal ainda é uma questão bastante nebulosa para a nossa sociedade. Muitas vezes, essa jornada – que deveria ser saudável – acaba se tornando uma obsessão estética perigosa, colocando a saúde em grande risco. E é nesse cenário que surgem os transtornos alimentares, entre eles a anorexia.
Pessoas com anorexia têm um desejo excessivo por emagrecer, a fim de se encaixar em determinados padrões de beleza, e acabam nem percebendo que estão com um peso muito abaixo do ideal. Às vezes, a falta de nutrientes atinge um nível tão alto que pode fazer com que alguns órgãos parem de funcionar.
Anorexia é uma doença séria e precisa de intervenção imediata. Confira os tópicos a seguir e saiba tudo sobre a condição:
- O que é anorexia (nervosa)?
- Anorexia e bulimia
- Sintomas de anorexia nervosa
- Complicações causadas pela anorexia
- Por que alguns jovens sofrem de anorexia?
- Tratamento para anorexia
O que é anorexia (nervosa)?
A anorexia, ou anorexia nervosa, como também é chamada, é um tipo de transtorno alimentar que causa uma obsessão por emagrecer a qualquer custo. Os métodos utilizados para perder peso, muitas vezes, envolvem parar de comer, exagerar na prática de exercícios físicos, jejuar por muito tempo e até usar medicamentos laxantes e diuréticos.
Pessoas com anorexia não conseguem perceber que estão perdendo muito peso, e mesmo com a aparência de magreza extrema (com costelas e outros ossos à mostra) e sem nutrientes, elas continuam se vendo como se estivessem com sobrepeso. Por isso, a anorexia também é considerada um distúrbio de imagem.
Esse distúrbio pode afetar ambos os sexos, mas as mulheres têm 9 vezes mais chances de ter anorexia do que os homens.
Anorexia e bulimia
Apesar de serem transtornos alimentares diferentes, às vezes, a anorexia e a bulimia andam juntas. Nos quadros de bulimia, a pessoa oscila entre comer exageradamente e depois vomitar ou abusar do uso de laxantes para tentar impedir o ganho de peso. Assim como a anorexia, este distúrbio também está ligado à preocupação excessiva com a aparência.
Dependendo do grau de bulimia e se a condição não for tratada corretamente, há chances dela evoluir para uma anorexia. Além disso, muitas pessoas com anorexia podem utilizar dessa “técnica” de vomitar característica da bulimia para conseguir controlar o peso.
Sintomas de anorexia nervosa
A falta de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo provoca uma série de problemas à saúde física e mental, que se manifestam através dos seguintes sintomas:
- Perda excessiva do peso;
- Pele e lábios constantemente secos;
- Lanugo, um tipo de pelo fino e alongado que cresce em certas partes do corpo;
- Cansaço e fadiga constantes;
- Falta de menstruação (para mulheres);
- Disfunção erétil e diminuição da libido (nos homens)
- Desmaios;
- Tontura;
- Pressão arterial baixa;
- Queda de cabelo;
- Isolamento social;
- Ansiedade, especialmente em relação às calorias presentes nos alimentos;
- Comentários depreciativos sobre o próprio corpo;
- Depressão.
Complicações causadas pela anorexia
Além da falta de vitaminas e minerais, o abuso de medicamentos diuréticos e laxativos e os vômitos recorrentes oferecem um grande risco para a saúde, principalmente se o diagnóstico for tardio e a pessoa se recusar a fazer o tratamento.
De acordo com um artigo do Brazilian Journal of Psychiatry, a taxa de morbidade e mortalidade associada aos transtornos alimentares é alta. E a anorexia nervosa é a que possui a maior taxa de mortalidade dentre todos os distúrbios psiquiátricos, cerca de 0,56% ao ano. Este valor é 12 vezes maior do que a mortalidade das mulheres jovens na população em geral.
As principais causas de morte relacionadas à anorexia são: problemas cardiovasculares, insuficiência renal e suicídio. Além dessas complicações fatais, também são observadas alterações hematológicas (como anemia), alterações visuais (como catarata e atrofia do nervo óptico), alterações pulmonares (como taquipnéia) e danos irreversíveis ao cólon intestinal.
Por que alguns jovens sofrem de anorexia?
O principal fator desencadeador da anorexia ainda é desconhecido, mas especula-se que o desenvolvimento da doença seja favorecido por fatores biológicos, psicológicos e até socioculturais – com a forte pressão social pelo “corpo perfeito”, por exemplo. Não é à toa que esse distúrbio é bastante frequente entre modelos.
O padrão estético de beleza propagado pela mídia e, na atualidade, pelas redes sociais, têm um papel significativo no surgimento da anorexia; e os adolescentes acabam sendo as vítimas mais frequentes. Afinal, nosso cérebro ainda está em construção nessa fase da vida, e ficamos mais suscetíveis à essas pressões estéticas (ainda que isso seja algo iminente para todas as idades).
Tratamento para anorexia
O tratamento da anorexia consiste em recuperar o peso e tratar os gatilhos que deram origem à doença. Isso pode ser feito com mudanças nos hábitos alimentares, uso de suplementos vitamínicos e acompanhamento psicológico constante. Em alguns casos, é necessário fazer uso de alguns medicamentos, principalmente para fins psiquiátricos.
É essencial que a reintrodução dos alimentos seja gradativa, para evitar danos a outras regiões do corpo. Quanto mais cedo a anorexia for diagnosticada, melhores são as chances de recuperação. Porém, como na maioria das vezes a própria pessoa não consegue perceber que está com o distúrbio alimentar, a família e os amigos são fundamentais nesse processo de identificação da doença.
Por isso, fique de olho nas pessoas ao seu redor e lembre-se de indicá-las a um time de saúde caso perceba algo fora do normal.