Início Plano de Saúde Alternativas para quem não tem plano de saúde: quais existem?

Alternativas para quem não tem plano de saúde: quais existem?

Autor

Data

Categoria

O orçamento nem sempre permite a contratação de um convênio, então, é muito importante conhecer as alternativas para quem não tem plano de saúde.

Afinal, estamos falando das nossas vidas e precisamos não apenas cuidar da saúde, mas estarmos preparados para quando surgir a necessidade de consultar um médico, fazer exames ou até procedimentos.

Neste artigo vamos apresentar alternativas para quem não tem plano de saúde, cada opção com seus prós e contras.

E se nenhuma delas atender totalmente suas necessidades, também apresentaremos uma opção de plano de saúde que pode caber no seu bolso por ter um excelente custo-benefício.

Acompanhe a leitura! Neste conteúdo, falaremos sobre:

  1. Alternativa para quem não tem plano de saúde: 7 opções
  2. Qual a melhor alternativa ao plano de saúde?
  3. E se o plano de saúde couber no seu bolso?
  4. Conheça a Sami e os nossos planos que cabem no seu bolso

Alternativa para quem não tem plano de saúde: 7 opções

Se você está na grande parcela de brasileiros que não conta com a segurança de um convênio médico particular, saiba que existem alternativas para quem não tem plano de saúde.

Elas são variadas e vão do SUS a cartões de descontos e aplicativos.

A seguir, conheça 7 opções que podem ajudar você:

1. Médico particular

Uma alternativa para quem não tem plano de saúde é recorrer a consultas e atendimentos particulares.

Dessa forma, você pode consultar o médico que desejar, enquanto em um plano de saúde você fica restrito aos profissionais afiliados.

Se você pretende seguir nessa modalidade particular, é importante criar uma reserva emergencial, afinal, consultas particulares não são nada baratas.

E se você precisar de consultas recorrentes, pode pesar muito mais no seu orçamento do que uma mensalidade de plano de saúde.

Ainda, tenha em mente que se precisar realizar exames, atendimentos de urgência ou emergência, internação ou até mesmo fazer algum procedimento, terá que arcar com esses custos também, e eles costumam ser muito elevados.

Por isso, programe-se para ter uma poupança para as necessidades de saúde e faça investimentos mensais.

2. SUS

É claro que você pode não ter um plano de saúde e contar com o SUS.

O Sistema Único de Saúde é uma referência mundial pelo acesso e pela qualidade, e oferece consultas, exames, medicamentos, vacinas e cirurgias sem custos, além de ser um direito de todo brasileiro.

Pode ser uma ótima alternativa para consultas e exames rotineiros de check-up, por exemplo, mas o fato de se propor a atender toda a população, e por ser procurado por grande parte dela, apresenta alguns desafios, especialmente em casos de urgência.

Há grandes filas de espera para conseguir uma consulta, realizar um exame, ter um pronto atendimento, e muitas vezes até para conseguir um leito.

E dependendo do seu problema de saúde, esperar pode não ser a melhor escolha.

3. Clínicas populares

Outra alternativa para quem não tem plano de saúde é procurar clínicas populares, que oferecem atendimentos a preços mais acessíveis.

Você paga menos por consultas e exames que em atendimentos particulares e tem uma espera menor que nos SUS.

Você não paga mensalidade, apenas pelos serviços que utiliza, como em uma consulta particular, e recebe atendimento personalizado.

Mas se busca por um tratamento específico, precisa de um procedimento de maior complexidade ou de urgência, essa pode não ser a melhor opção, pois os serviços podem ser limitados.

Também é importante estar atento se a clínica escolhida é confiável, se possui a estrutura necessária, se seus profissionais são capacitados, além de se informar sobre sua validação junto ao Conselho Regional de Medicina.

4. Cartão de desconto

Você sabia que uma alternativa para quem não tem plano de saúde é um cartão de desconto?

Com ele você tem desconto em serviços credenciados, como consultas e procedimentos.

Para isso, você paga uma taxa de adesão, anuidade ou mensalidade e tem acesso a serviços de saúde em determinadas clínicas, hospitais ou laboratórios.

Você pode também optar por um cartão pré-pago, como o de um celular, e recarregar à medida que precisar.

Esse convênio pode ser por meio de sindicatos, farmácias e até planos funerários, e você recebe atendimentos nos estabelecimentos parceiros, mas essa pode ser uma rede limitada.

Os atendimentos podem ser mais rápidos e mais em conta, mas dependendo da sua necessidade, o desconto pode não ser vantajoso e você terá que absorver boa parte dos custos de uma cirurgia, por exemplo.

Outra desvantagem é que esses cartões não estão submetidos à lei dos planos de saúde, ou seja, não são fiscalizados pela Agência Nacional de Saúde, e você não pode recorrer a ela em caso de problemas.

5. Teleconsulta pela internet

Consultas on-line ganharam destaque durante a pandemia de covid-19, especialmente pela necessidade de manter distanciamento.

Com ela, você consulta um médico por meio de vídeo, no celular ou no computador, de onde estiver, graças à tecnologia.

O médico tem um prontuário digital com todas as informações do paciente e a consulta acontece sem um encontro físico.

Além de facilitar a vida do paciente, sem a necessidade de deslocamento, é uma modalidade mais barata em comparação à particular presencial.

Pode ser uma boa opção para consultas de rotina, no cuidado básico à saúde, na triagem, para tirar dúvidas e até para retorno de exames.

No entanto, esse atendimento remoto pode não ser a melhor solução dependendo do problema de saúde, como quando há necessidade de exame físico durante a consulta, por exemplo.

6. Aplicativos de saúde

Os aplicativos de saúde podem atuar de forma preventiva e são outra alternativa para quem não tem plano.

Essas plataformas fazem a intermediação entre médicos e pacientes, e têm consultas com um custo acessível e mais baixo do que as particulares.

A busca por profissionais e clínicas costuma ser feita pelo aplicativo com base na localização do usuário.

Uma vantagem é que os aplicativos avaliam as clínicas populares antes de se cadastrar na plataforma, garantindo a qualidade do atendimento.

No entanto, esses aplicativos não cobrem casos de emergência.

Há também aplicativos que esclarecem dúvidas, que registram as informações médicas do usuário, que gerenciam os horários de um medicamento, que ajudam na alimentação de forma correta ou na prática de exercícios para se manter saudável.

Apesar da praticidade, é bom estar atento aos riscos dessa modalidade, especialmente quando um aplicativo é usado para diagnóstico médico, que não pode substituir a consulta com um médico.

7. Seguro Saúde

Assim como você faz um seguro do carro ou da casa, pode contratar um seguro saúde.

Essa alternativa, para quem não tem plano de saúde, permite escolher o médico, onde consultar, onde fazer exames e até hospitais em caso de internação.

Assim como nas apólices de seguro de bens materiais, você aciona o seguro para receber o reembolso após sua utilização.

O valor de um seguro saúde geralmente é mais acessível do que o de um plano particular, sem contar que o tempo de espera é menor que o de outras modalidades, como o SUS, por exemplo.

Diversas empresas oferecem seguro saúde e as apólices e regras podem variar, por isso, é importante estar atento.

Pode haver um teto máximo de gasto que o seguro reembolsa e, se você exceder essa quantia, não receberá reembolso.

Ainda, algumas especialidades e tipos de atendimento podem não estar cobertos na sua apólice.

Qual a melhor alternativa ao plano de saúde?

Na hora de eleger uma alternativa ao plano de saúde, é importante levar em consideração as suas necessidades médicas e avaliar se alguma dessas opções atende todas elas.

Afinal, saúde é um fator fundamental para o bem-estar e para desfrutarmos a vida.

Faça um check list do que você busca: consultas rotineiras e check-ups, exames com frequência, tratamento ou cirurgia?

Tenha em mente que saúde, mais especificamente os problemas que surgem ao longo da vida, não são programáveis, não é possível prever quais e quando ocorrerão.

E dependendo da alternativa que você escolher, ela pode não oferecer todo o apoio e atendimento como um plano de saúde.

E se o plano de saúde couber no seu bolso?

Se você gostou de uma ou mais alternativas dessas apresentadas aqui, mas não encontrou uma solução completa e que atenda tudo que você busca, saiba que um convênio pode sim ser a solução.

Diferentemente do que é divulgado, nem todo plano de saúde tem preços astronômicos e proibitivos.

Ou seja, existem opções de planos de saúde em conta que vão trazer a tranquilidade e a segurança que você busca, sem a necessidade de comprometer grande parte do seu orçamento.

Segundo a ANS, o Brasil tem atualmente o maior número de usuários de planos de saúde dos últimos anos.

Uma em cada cinco pessoas, ou 48 milhões, possuem plano de saúde, e você pode fazer parte desse número.

A seguir, vamos apresentar essa solução.

Conheça a Sami e os nossos planos que cabem no seu bolso

Contar com a segurança e a facilidade de um convênio médico é um desejo totalmente possível de ser realizado.

E a Sami tem o plano ideal para a sua necessidade.

É possível contratar um plano de saúde de qualidade e com o melhor custo-benefício para você e para os funcionários da sua empresa.

Atendimento presencial, emergência, acomodação em quarto coletivo ou individual são alguns dos serviços que a Sami proporciona a seus usuários.

Você recebe acompanhamento personalizado, com profissionais que conhecem as suas necessidades, tem acesso a consultas, exames, partos, internações e cirurgias sem pesar no seu bolso e sem coparticipação.

Os planos da Sami priorizam o seu bem-estar e, além de oferecer profissionais de qualidade em um excelente Time de Saúde, temos convênio com acadêmicas por meio do Gympass, e cuidamos da sua saúde mental com serviços como meditação, yoga e exercícios de mindfullness – tudo grátis, já incluído no plano.

Nossos planos são voltados para profissionais com MEI e para pequenas e médias empresas nas cidades de Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC.

Ficou curioso para saber dos nossos preços?

As mensalidades começam em R$ 172 por pessoa! Para saber mais e fazer uma cotação, clique aqui e seja bem-vindo à Sami!

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×