Início Artigos Anemia em crianças: conheça os sintomas e tratamentos

Anemia em crianças: conheça os sintomas e tratamentos

Autor

Data

Categoria

A taxa de anemia em crianças está alta. Segundo um estudo publicado pela Cambridge University Press, no Brasil, há uma prevalência de 33% de anemia infantil por falta de ferro. Isso significa que um terço das crianças brasileiras de 0 a 7 anos estão anêmicas. 

Vamos lembrar que acontece quando há uma queda nos níveis de hemoglobina no sangue, proteína localizada dentro dos glóbulos vermelhos, responsável por transportar oxigênio pela corrente sanguínea. E é por este motivo que a criança com anemia apresenta uma queda de oxigênio nos órgãos.

O assunto é preocupante e, por isso, é muito necessário entender os tipos mais comuns, sintomas e formas de tratamento da anemia. Vamos lá? Confira os tópicos abaixo: 

  1. Quais são os tipos mais comuns de anemia em crianças?
  2. Sintomas de anemia em crianças
  3. O que é ferritina? 
  4. O que é bom para a anemia?
  5. 5 alimentos para combater a anemia infantil
  6. Tratamentos para anemia em crianças 

Quais são os tipos mais comuns de anemia em crianças?

A anemia por falta de ferro (ferropriva) é uma deficiência nutricional prevalente no mundo inteiro. No entanto, existem outros tipos. Veja a seguir:

  • Ferropriva: causada pela falta de ferro. Este tipo acomete, em sua maioria, as crianças, pois na infância os pequenos necessitam mais desse nutriente. 
  • Perniciosa: é uma causa autoimune – o próprio corpo cria anticorpos contra as células que produzem a substância responsável por ajudar o organismo a absorver a vitamina B12 no intestino. 
  • Megaloblástica: é um tipo de anemia em crianças ocasionada por déficit de vitamina B12 ou ácido fólico.
  • Falciforme: é hereditária e pode ser diagnosticada no teste do pezinho. Acontece quando os glóbulos vermelhos tem um formato de foice e se despedaçam com facilidade. 

Sintomas de anemia em crianças

Existem alguns sinais característicos de anemia, que também se manifestam no público infantil, como:

  • Unhas mais fracas e queda de cabelo: esses são uns dos primeiros sinais da anemia em crianças.
  • Cansaço: é difícil identificar esse sintoma nos pequenos. A dica é observar se a criança tem vontade contínua de descansar ou se apresenta um desempenho físico inferior. 
  • Perda de apetite: para confirmar este sintoma, o indicado é acompanhar a evolução da criança em relação às refeições e há quanto tempo ela não está querendo se alimentar normalmente.
  • Irritabilidade: a anemia em crianças costuma causar cansaço e, por consequência disso, os pequenos ficam sem paciência e costumam apresentar quadros de irritabilidade;
  • Peles e olhos pálidos;
  • Tonturas;
  • Dificuldade de concentração.

O que é ferritina?

A ferritina é uma proteína presente no corpo humano, produzida naturalmente pelo fígado. E como o próprio nome já deixa subentendido, ela é responsável por estocar moléculas de ferro para contribuir com a produção dos glóbulos vermelhos. Quando não há uma produção normal dessa proteína ou o ferro não é absorvido na quantidade ideal, as chances de obter anemia são altas.

O que é bom para a anemia?

Para combater a anemia em crianças, não existe nada melhor do que ter uma alimentação adequada e, principalmente, de origem vegetal e animal. Inclusive, alimentos ricos em vitamina B6, que ajudam na formação da hemoglobina.

Entretanto, além da atenção com o que está ingerindo, cuidar para que o corpo absorva o máximo de nutrientes desses alimentos também é importante. Aposto que você não tinha pensado nisso, né? 

Muitas pessoas acabam se preocupando com os nutrientes que devem repor, mas não se atentam com a forma que o organismo vai absorvê-los. Sabia que o ferro é melhor absorvido quando ingerido com ácido cítrico?

É possível encontrar esse tipo de ácido na laranja, por exemplo. Porém, antes de iniciar um plano nutricional na criança, o ideal é consultar um profissional da saúde para uma análise do caso e melhor resultado no tratamento da anemia infantil. 

5 alimentos para combater a anemia infantil 

Carnes 

As carnes vermelhas contém uma grande quantidade de vitamina B12 e ferro. As carnes brancas também possuem, mas em um volume menor. O recomendado é alternar os dias para que a criança consuma os dois tipos de carne.

Espinafre

Quando o assunto é anemia em crianças, este é um dos melhores alimentos para combatê-la. Isso porque este vegetal tem um alto teor de ferro. Além de conter ácido fólico, vitamina A e vitamina B12, que auxilia na criação de hemácias. E uma curiosidade: quanto mais hemácias no sangue, menores são as chances de ter anemia. 

Beterraba

Você com certeza já deve ter ouvido falar por aí que a beterraba é ótima para anemia porque contém ferro, certo? Mas a verdade é que ela é boa para anemia em crianças em decorrência da sua boa quantidade de ácido fólico. Nutriente que, em conjunto a vitamina B12, também ajuda na formação dos glóbulos vermelhos. 

Frutas ricas em vitamina C

Laranja, limão, morango, acerola, maracujá, mamão e abacaxi são frutas ricas em vitamina C e que ajudam o organismo a absorver o ferro presente nos alimentos que os pequenos devem consumir. Neste caso, o recomendado é ingerir esses tipos de fruta junto com os alimentos ricos em ferro. Uma refeição seguida de suco de laranja é uma boa ideia.

Vegetais mais escuros

Além do espinafre citado anteriormente, existem outros vegetais mais escuros que são excelentes aliados no combate à anemia em crianças. Como, por exemplo, a rúcula, a escarola, o brócolis e a salsa. Todos estes vegetais são ricos em ferro e ajudam a manter o equilíbrio do organismo. 

Tratamentos para anemia em crianças 

No caso de anemia em crianças, o tratamento mais comum começa com a prescrição de ferro via oral. É importante que no primeiro momento o foco seja reverter o quadro clínico, e depois uma alimentação balanceada para introdução de nutrientes. 

Uma rotina de boas práticas alimentares, além de seguir todas as orientações médicas, é fundamental para reverter a anemia em crianças. Por isso, qualquer desconfiança em relação aos sintomas, leve o seu pequeno ao médico.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×