Você sabia que 10 de julho é o Dia da Saúde Ocular? A data tem como objetivo alertar toda a população sobre a importância de colocar atitudes preventivas em prática, além da visita regular ao oftalmologista para um possível diagnóstico precoce em casos de doenças oculares.
Ainda hoje muitas pessoas acabam se preocupando com a saúde dos olhos só quando surge algum problema. É por esse motivo também que o Dia da Saúde Ocular é um momento em que trazemos um alerta sobre a necessidade da realização de exames periódicos. Isso porque nem sempre os problemas de visão trazem um sintoma em sua fase inicial, o que dificulta o sucesso do tratamento posteriormente.
Para manter a saúde ocular em dia, você precisa colocar hábitos na sua rotina, já que os olhos são órgãos sensíveis e estão sempre expostos. A seguir, vamos explicar um pouco mais sobre doenças oculares, quais são as principais, sintomas e como cuidar da saúde dos olhos. Vamos lá?
- O que são doenças oculares
- Quais as principais doenças oculares
- Sintomas mais comuns de doenças oculares
- Quando procurar um oftalmologista
- Como cuidar da saúde dos olhos
O que são doenças oculares
Doenças oculares são problemas oftalmológicos que afetam a visão, um dos sentidos mais importantes do corpo humano. Inclusive, a visão é responsável por 85% das informações processadas no cérebro.
O motivo do surgimento de uma doença ocular pode ser desde hábitos do dia a dia até causas genéticas. Dependendo do diagnóstico, é possível que a pessoa tenha dificuldade na visão ou cegueira.
De acordo com os dados disponibilizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em média, 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada – 60 a 80% desses casos poderiam ser evitados. Esse número nos chama atenção para a observação aos sinais considerados fora do comum, pois a detecção precoce de doenças oculares é fundamental para evitar a cegueira. Por isso, além dos cuidados diários, a visita regular ao oftalmologista é muito importante.
Quais as principais doenças oculares?
Agora que você já sabe que os problemas de visão podem ser causados por predisposição genética ou atitudes do dia a dia, vamos te apresentar as principais doenças oculares:
- Astigmatismo;
- Miopia;
- Hipermetropia;
- Catarata;
- Glaucoma;
- Descolamento da retina;
- Retinopatia diabética;
- Degeneração macular.
Sintomas mais comuns de doenças oculares
Você costuma visitar um oftalmologista com regularidade? Conforme explicamos até aqui, é imprescindível dar atenção aos sinais, por menores que forem, e visitar o especialista para averiguar a saúde dos olhos.
Confira os principais sintomas de doenças oculares:
- Vermelhidão nos olhos;
- Visão embaçada;
- Tremores nos olhos;
- Olhos lacrimejando;
- Dificuldade em permanecer próximo à luz;
- Tontura, pois a dificuldade em enxergar – seja de perto ou de longe – aliada ao embaçamento das imagens pode causar vertigem.
Pode ser que o surgimento de algum dos sinais citados não estejam diretamente relacionado a problemas graves na visão, mas caso você sinta qualquer desconforto o ideal é procurar um time de saúde para evitar complicações e não colocar a saúde dos olhos em risco.
Quando procurar um oftalmologista
O acompanhamento oftalmológico deve ser indicado pelo seu Time de Saúde. Existem doenças oculares que não demonstram sintomas no começo, e para ter sucesso no tratamento, é importante tratar na fase inicial. Por isso, ter cuidados preventivos com a visão é fundamental.
Além das consultas regulares, em casos de dores de cabeça com frequência, desconforto na região ocular, dificuldade em enxergar, cansaço visual, manchas na visão, coceira ou vermelhidão, é importante procurar um profissional da saúde.
Como cuidar da saúde dos olhos
Os hábitos para proteger a visão são básicos, mas são extremamente eficazes para manter a saúde dos olhos, principalmente pensando a longo prazo. Separamos as principais ações que você pode colocar em prática diariamente, veja:
- Dormir, no mínimo, 8 horas por dia é o ideal para descansar as vistas e evitar irritação nos olhos;
- Ao se expor no sol, é importante usar óculos de sol para se proteger dos efeitos nocivos da radiação ultravioleta;
- Evitar coçar os olhos com frequência e/ou com força, pois pode provocar lesões oculares ou comprometer a saúde dos olhos com problema na córnea;
- Tomar muito cuidado com uso excessivo de telas porque pode provocar ressecamento nos olhos e causar até distúrbios do sono;
- Ter uma alimentação balanceada com consumo de vegetais, legumes e peixes favorece o organismo com vitaminas benéficas para o funcionamento da retina;
- Para quem faz uso de maquiagem, o ideal é retirá-la antes de dormir e tomar cuidado com os produtos usados próximos aos olhos;
- Não fazer automedicação, inclusive é preciso ter cuidado com uso excessivo de colírios;
- Realize consultas frequentes para avaliar a saúde dos olhos, principalmente que precisa atualizar o grau dos óculos.