Sabemos que aumentos são inconvenientes, e que esses 23,03% estão além do que historicamente temos repassado a você – e não estamos felizes com isso.
Mas trazendo um pouco mais de contexto, no último ano apostamos na ampliação da nossa rede – e tivemos um crescimento de 204% no número de parceiros clínicos de março/22 até agora -, e trabalhamos duro, com nosso modelo diferenciado, para equilibrar essa relação entre o que oferecemos versus custos, sempre evitando desperdícios na área da saúde com um todo.
No entanto, há outros fatores, como a inflação geral e inflação médica (o aumento do custo geral de produtos e produtos de saúde) que não conseguimos controlar completamente. Mas pode ter certeza de que estamos sempre nos readequando, repensando as estratégias, para que os nossos reajustes se mantenham no menor patamar possível – e consigamos garantir a você um dos melhores custos-benefícios do mercado.
Te contamos mais aqui sobre como os reajustes são calculados e como a Sami consegue ter um dos melhores custos-benefícios do mercado
- Como foi calculado esse aumento de 23,03%?
- Como a Sami está trabalhando para reajustar o mínimo possível para que o plano de saúde não pese no seu bolso?
Como foi calculado esse aumento de 23,03%?
Vários fatores foram considerados, entre eles:
- Quando a Sami começou em Novembro/2020 tínhamos apenas 1 hospital em nossa rede, e poucas unidades de laboratórios. Hoje, são quase 50 hospitais em nossos diferentes produtos e mais de 100 unidades laboratoriais. As diferentes ofertas, conveniência de localidade, preço, perfil de utilização dos membros etc, hoje permitem que nós tenhamos uma visão mais clara do custo real de servir nossos membros de maneira sustentável.
- Outros elementos do nosso produto como Wellhub (antigo Gympass), seguro viagem, saúde mental etc, que não estavam completamente considerados no custo do produto e tinham caráter promocional, passam a ser incorporados total ou parcialmente no custo dos nossos produtos, fortalecendo a nossa proposta de valor e nosso compromisso de ir além de uma rede assistencial, mas de cuidar dos nossos membros integralmente.
- O setor de saúde e nossos parceiros têm passado um dos anos mais difíceis da história do setor da saúde, com a mudança do perfil de utilização dos serviços de saúde pós-pandemia. A maior preocupação das pessoas com a própria saúde, a “Covid longa” ou “síndrome pós-Covid”, tem feito as pessoas buscarem mais os serviços de saúde e encarecido tratamentos. Ao mesmo tempo, novos e mais caros tratamentos têm sido incorporados ao rol obrigatório de procedimentos a serem cobertos pelos planos de saúde, o que também muda a precificação dos planos.
Para incorporar todo o conhecimento e evolução de produto acumulados ao longo dos últimos 2 anos da Sami, bem como nos preparamos para um ano muito desafiador no setor da saúde, entendemos que esse era o aumento correto a ser feito, e que permitirá que continuemos a vencer juntos, e oferecendo saúde de qualidade de maneira sustentável a cada vez mais brasileiros.
Como referência do crescimento de custos no setor da saúde (Variação de Custo Médico Hospitalar- VCMH), segue o último indicador publicado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar – IESS, de 23%:
Como a Sami está trabalhando para reajustar o mínimo possível para que o plano de saúde não pese no seu bolso?
Para que esse reajuste seja o menor possível, a Sami aposta no cuidado coordenado, tendo como pilar principal a Atenção Primária à saúde – com o modelo gatekeeper, que tem o Time de Saúde como porta de entrada, coordenando a jornada dos membros e membras. Com isso diminuímos o desperdício da rede (e consequentemente a sinistralidade e os reajustes) colocando o usuário no caminho correto, e garantindo que os custos com plano de saúde não pesem em seu bolso.
Nosso modelo é o gatekeeper – Exemplo, se acordei com dor de cabeça, o médico de família faz o primeiro atendimento para então direcionar o paciente dentro da rede, se necessário, a outro médico especialista ou hospital. Para se ter uma ideia, chega a 80% a resolutividade dos casos que atendemos via Time de Saúde, e o CSAT do Time de Saúde está em cerca de 95%, confirmando que os membros e membras aprovam o modelo.
Além disso, damos acesso aos planos do Wellhub (antigo Gympass) e aplicativo gratuito de saúde mental para evitar doenças- afinal, o plano é de saúde. É claro que atuamos sim para tratar doenças, mas temos uma visão holística sobre as pessoas e queremos incentivá-las a ter bons hábitos e uma vida mais saudável.
E como forma de otimizar os processos e poupar o tempo dos membros, membras e médicos, contamos também com interoperabilidade – que permite a troca de informações de pacientes entre os médicos da Sami e os hospitais parceiros credenciados, para que o diagnóstico seja mais rápido, preciso, e sem que exames já feitos sejam repetidos por falta de comunicação entre as unidades, o que promove uma maior eficiência operacional.
Fazemos ainda matriciamento, que consiste em contar com o médico especialista + o médico de família na mesma consulta (pode ser teleconsulta), avaliando cada caso, para chegar a um diagnóstico mais preciso e mais rapidamente. Isso evita que o paciente vá direto para o pronto socorro.
E sobre a nossa rede credenciada, estamos sempre atentos às necessidades dos membros e membras, garantindo a cobertura de rede de forma inteligente para manter equilibrada a relação entre a cobertura regional e de procedimentos e parceiros Sami versus o melhor custo benefício, trabalhando para elevar o mínimo possível o preço das mensalidades – como mencionamos acima.
Com a Sami, é possível ter acesso a saúde de qualidade por um preço justo. Nossos planos são para MEI e PJ a partir de 1 pessoa, e custam a partir de R$197,54/mês.