Início Plano de Saúde Qual é o plano de saúde mais em conta?

Qual é o plano de saúde mais em conta?

Autor

Data

Categoria

Ter mais saúde e qualidade de vida estão entre as principais metas pessoais. Encontrar serviços que favoreçam o alcance desses objetivos é sempre um grande motivo para comemorar. Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas para que você encontre o plano de saúde mais em conta.

Sabemos que muitas vezes preço e qualidade andam juntos. Entretanto, nem sempre essa ideia é verdadeira quando o assunto é plano de saúde. Precisamos apenas alinhar as expectativas com as necessidades de cada indivíduo.

Os preços de um plano de saúde variam de acordo com o modelo de contrato. Geralmente, um plano de saúde coletivo tende a ser mais em conta que um plano de saúde individual ou familiar. 

Isso acontece devido ao número de beneficiários que está aderindo ao serviço. No primeiro caso, você e mais um grupo de pessoas afiliadas a mesma empresa, associação ou entidade de classe contratam o benefício com um valor diferenciado. Já na segunda, o contrato é fechado diretamente com o beneficiário.

Diferenças entre um plano de saúde individual e um plano de saúde coletivo

Embora os produtos tenham a mesma finalidade, o que os diferencia é o modelo de contrato. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o plano de saúde individual é voltado para a pessoa física e seus familiares; já o plano de saúde coletivo é direcionado às empresas e aos profissionais autônomos ou liberais vinculados a um sindicato ou entidade de classe.

A forma de contratação acaba mudando um pouco também. No caso dos planos de saúde voltados para pessoas físicas, é necessário que elas entrem em contato diretamente com a operadora de saúde ou um corretor autorizado.

Já os contratos de plano de saúde coletivo são feitos pelas empresas em benefício dos seus funcionários ou por uma administradora de benefícios com profissionais vinculados à conselhos, entidades de classes ou sindicatos. Planos para MEI também entram nessa classificação.

Assim sendo, o plano de saúde coletivo acaba tendo um valor final mais em conta que o plano de saúde individual ou familiar.

Isso ocorre nos planos de saúde empresariais porque o número de beneficiários por contrato é maior, diluindo o valor a ser pago individualmente. É a mesma lógica de preço que encontramos em algumas lojas: quanto maior a quantidade adquirida, menor o custo unitário.

Assim, quando o número de beneficiários aumenta, o valor a ser pago por cada contrato diminui.

Avalie a segmentação assistencial para um plano de saúde mais em conta

Confira as opções de cobertura assistencial dos planos de saúde

Existem inúmeras recomendações para que você encontre um plano de saúde mais em conta. Além de atenção aos detalhes do contrato, é importante que você considere o tipo de cobertura assistencial que atenda às suas necessidades.  

Para cada segmentação, há uma lista de procedimentos com cobertura obrigatória descrita no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. O Rol é editado pela ANS e revisado a cada dois anos.

Confira a seguir a descrição de cada segmentação assistencial. A combinação de uma ou mais delas consiste nas opções de plano de saúde oferecidas por operadoras de saúde.  Veja a seguir um breve descritivo de cada uma delas:

Cobertura Ambulatorial

Inclui consultas médicas, exames, tratamentos e procedimentos ambulatoriais. Há restrições com relação a atendimentos de emergência. Despesas hospitalares são cobradas à parte.

Cobertura Hospitalar sem Obstetrícia

Disponibiliza a prestação de serviços em regime de internação hospitalar, com exceção da atenção ao parto.

Durante o período de carência, caso seja necessário utilizar o plano para atendimentos emergenciais, o período de internação além das 12 horas iniciais não está garantido.

Cobertura Hospitalar com Obstetrícia

Assegura a internação hospitalar, incluindo o parto e o atendimento assistencial ao recém-nascido filho natural ou adotivo do contratante ou de seu dependente. Esses serviços são assegurados durante os primeiros 30 dias após o parto.

Em caso de necessidade de assistência médico-hospitalar decorrente da condição gestacional de pacientes que ainda estejam cumprindo período de carência, a operadora deverá abranger cobertura igual àquela fixada para o plano do segmento ambulatorial, não garantindo, portanto, internação além das 12 horas iniciais.

Cobertura dos planos da segmentação Referência

O plano Referência engloba os serviços de assistência médico-ambulatorial e hospitalar com obstetrícia e acomodação em enfermaria. A cobertura mínima e questões referentes ao atendimento de urgência e emergência foram instituídos pela Lei nº 9.656/98.

Cobertura Exclusivamente Odontológica

Essa opção de serviço compreende consultas, exames, atendimentos de urgência e emergência odontológicos. Além disso, poderão ser oferecidos exames auxiliares ou complementares, tratamentos e demais procedimentos realizados em ambiente ambulatorial. Estes procedimentos devem ser solicitados pelo cirurgião-dentista assistente com objetivo de complementar o diagnóstico do paciente e devem estar determinados no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.

Informe-se e busque referências na ANS

Para quem está em busca de plano de saúde mais em conta é importante se manter bem informado. A ANS tem um guia atualizado com preços de planos e regiões atendidas por cada prestador de serviço.

Na hora de fazer a contratação, defina uma lista de procedimentos e prioridades que devem ser atendidas. Faça um comparativo de preços para escolher a melhor opção. A pesquisa é bastante intuitiva e ajudará você a encontrar operadoras de saúde credenciadas.

Evite negligenciar essa fase de avaliação dos contratos e prestadores de serviços, principalmente se você estiver em busca de uma solução para você e sua família. Certifique-se de que a operadora de saúde dará a cobertura adequada a todos os serviços que você precisa.

Lembre-se que o contrato de um plano de saúde deve ser de médio a longo prazo e que você, como beneficiário, terá o direito de desfrutar dos benefícios quando for necessário. Portanto, adquira um serviço que te agrade em todos os quesitos.

Dicas para escolher um plano de saúde

É possível economizar e ter serviços de qualidade. Para conseguir escolher a opção atenderá as suas necessidades, a Sami separou aqui algumas dicas para que você escolha o plano de saúde mais em conta. São elas:

1 – Pesquise as opções de serviços de assistência médica;

2 – Busque referências na ANS sobre as operadoras e os planos pesquisados. Pacotes com abrangência regional tendem a ter melhor preço;

3 – Liste as principais necessidades de atendimento. Estude a rede credenciada e se você terá ou não fácil acesso a ela;

4 – Faça as contas. Avalie se o valor do serviço caberá no seu orçamento mensal;

5 – Fatores como idade e doenças preexistentes também influenciam no valor final do serviço. A recomendação para ter um plano de saúde mais em conta é que você faça uma leitura atenta do contrato para que você seja atendido de acordo com as suas necessidades e expectativas.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×