Início Artigos Educação corporativa: o que é e sua importância

Educação corporativa: o que é e sua importância

Autor

Data

Categoria

 Para quem está inserido no mercado, a sensação é sempre de constante mudança. Parece que a cada dia temos algo novo a aprender ou ficamos para trás. Você se sente assim?

A educação corporativa é ideal para esse cenário, uma vez que ela investe na educação dos funcionários da empresa. E engana-se quem pensa ser um gasto: investir nos colaboradores pode trazer um excelente retorno para seus resultados.

Você já deve ter ouvido a frase: “As pessoas são o maior ativo empresarial”. De fato, são as pessoas que movem as organizações, impulsionando o crescimento ou de forma negativa. A educação corporativa faz com que o primeiro cenário aconteça de forma efetiva. Confira os tópicos a seguir e entenda o que é e como aplicar a educação corporativa na sua empresa:

  1. O que é educação corporativa?
  2. Por que apostar na educação empresarial?
  3. Quais são os objetivos da educação empresarial?
  4. Quais são os benefícios da educação corporativa?

O que é educação corporativa?

A educação corporativa pode ser definida como um conjunto de práticas que uma empresa adota visando o desenvolvimento de seus colaboradores.

Gestores que se atualizam com as tendências de mercado entendem que investir no crescimento dos seus funcionários é investir na própria empresa.

A educação corporativa ou educação empresarial é uma prática de educação continuada que consiste em uma aprendizagem constante do indivíduo, estimulando suas competências e descobrindo novas habilidades.

É com a educação empresarial que uma empresa consegue contar com seus funcionários conforme a tecnologia avança. Portanto, contratá-los e não atualizá-los sobre as mudanças de mercado, apenas te dará mais prejuízos, seja com limitações ou com despensas e novas contratações.

De acordo com o relatório Workplace Learning Trends conduzido pelo LinkedIN, 94% dos funcionários estão dispostos a permanecer na empresa por mais tempo se elas estiverem dedicadas a desenvolver o conhecimento de seus funcionários.

Profissionais mais capacitados trazem melhores resultados para a organização. Ações de educação corporativa podem ser buscadas fora da empresa ou dentro do ambiente comercial.

Por que apostar na educação empresarial?

Um sentimento comum ao encarar a realidade do mundo corporativo é a sensação de atraso em relação ao que é estudo em campo acadêmico e como funciona a prática do mercado.

É bem provável que colaboradores sintam constantemente essa sensação, mesmo quando as universidades são de ponta e se esforçam para envolver a demanda cotidiana que está sempre se atualizando.

No entanto, também é possível perceber que o melhor aprendizado é a prática. E como continuar aprendendo? Deixar a teoria para trás não é, definitivamente, uma boa solução. É aí que a educação corporativa ganha força.

Aliando teoria à prática corporativa, a educação empresarial cria seu próprio sistema de capacitação, formando os melhores funcionários.

O cenário é ainda melhor quando entendemos que os colaboradores anseiam por aprender. De acordo com uma pesquisa realizada pela Middlesex University, 74% dos trabalhadores ainda sentem que não alcançaram seu potencial máximo e precisam de oportunidades de desenvolvimento.

Apostar na educação corporativa também traz diferencial competitivo para a empresa: segundo dados da Deloitte, apenas 28% das empresas no Brasil aplicam estratégias de capacitação profissional para seus funcionários.

Quais são os objetivos da educação empresarial?

Podemos apontar diversos objetivos da educação empresarial, entre eles:

  • Orientar o desenvolvimento de atitudes que os colaboradores precisam seguir dentro da organização;
  • Viabilizar ou aprimorar habilidades;
  • Melhorar a produtividade;
  • Motivar funcionários;
  • Possibilitar a qualificação contínua do quadro de funcionários;
  • Promover a integração com a cultura organizacional;
  • Conectar funcionários à cadeia de produção da empresa.

Quais são os benefícios da educação corporativa?

Entre os benefícios que abordamos sobre a educação corporativa, como diminuição do turnover e diferencial competitivo, a vantagem pode ir além, como:

Nivelamento do conhecimento

Sabemos que um dos objetivos de uma empresa é sempre reter os talentos, mas porque não aprimorá-los? Algumas funções específicas requerem conhecimentos específicos. Imagine, então, que o seu funcionário precise se ausentar por um período, quem ficaria no lugar dele para exercer a mesma função?

Para isso, o nivelamento profissional na educação corporativa é essencial para uma empresa sólida. Uma boa opção é criar oportunidades do conhecimento ser passado entre os cargos, assim, toda empresa estará apta para exercer uma função diferente.

A capacitação interna é a gestão do conhecimento entre funcionários, bem como sua troca de experiências.

Integração entre equipes e bom clima organizacional

Como visto na pesquisa acima, colaboradores trocariam menos de emprego caso a empresa se disponibilizasse a investir na educação do seu quadro de funcionários.

Além disso, quando todos estão aprendendo, evitamos um cenário de competição onde um pode se achar menor ou melhor que o outro. Isso favorece o clima organizacional e promove trocas de informações essenciais para o crescimento da empresa.

E não podemos deixar de ressaltar a importância de um bom relacionamento de uma equipe para os resultados finais de uma empresa.

Colaboradores motivados

É fácil perceber que colaboradores motivados são equivalentes a colaboradores produtivos.

Existem diferentes fatores que levam funcionários a se sentirem motivados, entre eles é quando percebem que estão apostando em seu desenvolvimento. Como consequência, eles abraçam os desafios da empresa e se empenham mais no dia a dia.

A educação corporativa ainda promove uma melhor preparação do funcionário, onde ele vai se sentir muito mais confiante para realizar tarefas. Como consequência, seus colaboradores estarão mais engajados, proativos e participativos. Tem como ser melhor?

Redução de erros e retrabalhos

Preparar funcionários e aprimorar seu conhecimento evita erros e retrabalhos na rotina. Com isso, um número menor de retrabalhos favorece a produtividade por otimizar o tempo.

Gestores sabem que corrigir problemas custa tempo e a máxima “tempo é dinheiro” é verdadeira. Portanto, funcionários mais assertivos trazem mais economia para a empresa.

Atração de talentos

Como vimos, uma empresa que se preocupa com o desenvolvimento dos seus funcionários está à frente no mercado. Portanto, atrai ainda mais talentos para as suas demandas, uma vez que eles vão se sentir mais motivados em participar de processos seletivos de empresas que se preocupam com seus colaboradores.

Agora que você entendeu a importância, os benefícios e, claro, o que consiste a educação corporativa, que tal implementar na sua empresa?

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×