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Multiplicamos a receita em 4x só ouvindo o que as pessoas dizem

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Foram mais de 7 meses em quarentena até a gente “nascer” para o público. A Sami está trabalhando de casa desde 12 de março e iniciamos as vendas no início de novembro. Foi quando fizemos o lançamento do Sami Sol, nosso primeiro produto. 

Com um conceito diferente, o Sami Sol incluía Wellhub (antigo Gympass), rede médica enxuta, um hospital-âncora e era voltado para o público que gostaria de contratar um plano para a sua família, utilizando a sua empresa na contratação. 

A meta sempre foi oferecer uma boa experiência em saúde, com um olhar global para o membro (como tratamos nossos clientes) e uma rede de qualidade a um preço bacana. 

Para conseguir isso, o primeiro Sami Sol surgiu em versão enfermaria. Começamos vendendo para CNPJs com 2 pessoas ou mais. E tinha a questão da rede enxuta com um grande hospital-âncora.

Começamos a vender. E aí?

As vendas começaram e logo percebemos que precisaríamos de adaptações. 

  1. Ter apenas um hospital nos restringia muito o raio de atuação não só para a venda em si, mas, muitas vezes, também gerava uma insegurança nas pessoas, que se sentiam assim por não ter atendimento em outras regiões de SP. 
  1. Muita gente demonstrava interesse em contratar o plano pelo CNPJ da empresa, mas não tinha um dependente para colocar no contrato, impossibilitando a contratação. 
  1. Alguns clientes demonstraram desejo de ter uma acomodação melhor, tipo apartamento. Outro fator impeditivo. 
É necessário estar atento às necessidades dos clientes e, aqui na Sami, buscamos atendê-las o mais rápido possível
Escutar e acolher as necessidades do nosso público é algo essencial na Sami

Para nós, tudo isso significava mais do que vendas não concretizadas. Mostrava que poderíamos melhorar nosso produto e resolver dores que as pessoas estavam compartilhando conosco. 

Não sei se você sabe, mas a palavra “Sami” significa “aquela que escuta”. E levamos isso a sério por aqui. 

A importância de ouvir as pessoas

Escutando as dores dos nossos clientes, definimos que era necessário melhorar rapidamente o produto para atender às necessidades que surgiram e que foram pontuadas por tanta gente.

Assim, dois meses depois do lançamento, no início de janeiro, começamos a vender para pessoa jurídica com uma única vida. 

Ainda que o padrão do mercado seja exigir no mínimo duas pessoas, muita gente acabava não encontrando alternativas para ter um plano contratado para uma vida apenas. A Sami precisava acolher esse público!

O “pacotão de reforços” também incluiu o lançamento do Sami Sol Apartamento, dando opção às pessoas que buscavam um plano com acomodação privativa, e a expansão da rede do Sami Sol. 

Com todas essas evoluções, conseguimos multiplicar por quatro as nossas vendas no mês de janeiro e dobrar a nossa taxa de conversão. E é claro que estamos felizes por esses números!

Ouvir as necessidades dos clientes ajudou a aumentar a receita da Sami.
ais do que aumentar as vendas, escutar as pessoas nos aproxima da necessidade real de cada uma delas

Mas a felicidade é ainda maior por saber que estamos  conseguindo entregar mais valor aos nossos clientes e atenuar uma dor real do nosso público com todas essas melhorias – principalmente, a possibilidade de contratação do plano de saúde a partir de uma vida para os microempreendedores individuais (MEIs).

Até porque, aqui na Sami, não estamos trabalhando só pelos números. Antes de tudo, trabalhamos para cuidar das pessoas e para construir relacionamentos de confiança com elas. 

Por isso, buscamos melhorar cada vez mais. E nós sabemos como nosso plano pode fazer diferença e trazer benefícios a elas. É para isso que estamos aqui!

Patrícia Perim é carioca e de família de médicos. Diretora de Vendas e Growth, sempre foi apaixonada pelo setor da saúde e, junto com a Sami, quer impactar positivamente o segmento no Brasil. Formada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem também um MBA em Business pelo IESE Business School.

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