Foram mais de 7 meses em quarentena até a gente “nascer” para o público. A Sami está trabalhando de casa desde 12 de março e iniciamos as vendas no início de novembro. Foi quando fizemos o lançamento do Sami Sol, nosso primeiro produto.
Com um conceito diferente, o Sami Sol incluía Wellhub (antigo Gympass), rede médica enxuta, um hospital-âncora e era voltado para o público que gostaria de contratar um plano para a sua família, utilizando a sua empresa na contratação.
A meta sempre foi oferecer uma boa experiência em saúde, com um olhar global para o membro (como tratamos nossos clientes) e uma rede de qualidade a um preço bacana.
Para conseguir isso, o primeiro Sami Sol surgiu em versão enfermaria. Começamos vendendo para CNPJs com 2 pessoas ou mais. E tinha a questão da rede enxuta com um grande hospital-âncora.
Começamos a vender. E aí?
As vendas começaram e logo percebemos que precisaríamos de adaptações.
- Ter apenas um hospital nos restringia muito o raio de atuação não só para a venda em si, mas, muitas vezes, também gerava uma insegurança nas pessoas, que se sentiam assim por não ter atendimento em outras regiões de SP.
- Muita gente demonstrava interesse em contratar o plano pelo CNPJ da empresa, mas não tinha um dependente para colocar no contrato, impossibilitando a contratação.
- Alguns clientes demonstraram desejo de ter uma acomodação melhor, tipo apartamento. Outro fator impeditivo.
![É necessário estar atento às necessidades dos clientes e, aqui na Sami, buscamos atendê-las o mais rápido possível](https://blog.samisaude.com.br/wp-content/uploads/2021/02/sami_necessidades_mei-1024x625.jpg)
Para nós, tudo isso significava mais do que vendas não concretizadas. Mostrava que poderíamos melhorar nosso produto e resolver dores que as pessoas estavam compartilhando conosco.
Não sei se você sabe, mas a palavra “Sami” significa “aquela que escuta”. E levamos isso a sério por aqui.
A importância de ouvir as pessoas
Escutando as dores dos nossos clientes, definimos que era necessário melhorar rapidamente o produto para atender às necessidades que surgiram e que foram pontuadas por tanta gente.
Assim, dois meses depois do lançamento, no início de janeiro, começamos a vender para pessoa jurídica com uma única vida.
Ainda que o padrão do mercado seja exigir no mínimo duas pessoas, muita gente acabava não encontrando alternativas para ter um plano contratado para uma vida apenas. A Sami precisava acolher esse público!
O “pacotão de reforços” também incluiu o lançamento do Sami Sol Apartamento, dando opção às pessoas que buscavam um plano com acomodação privativa, e a expansão da rede do Sami Sol.
Com todas essas evoluções, conseguimos multiplicar por quatro as nossas vendas no mês de janeiro e dobrar a nossa taxa de conversão. E é claro que estamos felizes por esses números!
![Ouvir as necessidades dos clientes ajudou a aumentar a receita da Sami.](https://blog.samisaude.com.br/wp-content/uploads/2021/02/sami_plano_saude_mei-1024x615.jpg)
Mas a felicidade é ainda maior por saber que estamos conseguindo entregar mais valor aos nossos clientes e atenuar uma dor real do nosso público com todas essas melhorias – principalmente, a possibilidade de contratação do plano de saúde a partir de uma vida para os microempreendedores individuais (MEIs).
Até porque, aqui na Sami, não estamos trabalhando só pelos números. Antes de tudo, trabalhamos para cuidar das pessoas e para construir relacionamentos de confiança com elas.
Por isso, buscamos melhorar cada vez mais. E nós sabemos como nosso plano pode fazer diferença e trazer benefícios a elas. É para isso que estamos aqui!
Patrícia Perim é carioca e de família de médicos. Diretora de Vendas e Growth, sempre foi apaixonada pelo setor da saúde e, junto com a Sami, quer impactar positivamente o segmento no Brasil. Formada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem também um MBA em Business pelo IESE Business School.