Imagina poder juntar a necessidade de praticar exercícios físicos com diversão? Durante o verão isso fica ainda mais fácil. Afinal, se tem um período do ano em que a prática de exercícios físicos ao ar livre é favorecida, é nessa estação.
Para não se descuidar da saúde mesmo com as altas temperaturas, procurar lugares frescos, como praias e campos, é uma grande e divertida aposta para manter o corpo em movimento.
Atualmente, já sabemos que a atividade física não precisa estar diretamente ligada à perda de peso. Praticar atividades físicas traz diversos benefícios à saúde. Além disso, os exercícios físicos são capazes de controlar níveis de colesterol e prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas.
Está sem ideias para praticar esportes longe da academia e em contato com a natureza? Continue com a gente!
Quais são os esportes de verão?
Listamos os principais esportes de verão para você se divertir enquanto cuida da sua saúde. Parece difícil para aqueles que não curtem praticar exercícios, mas é muito fácil ter o melhor dos dois mundos. Vamos lá?
Futevôlei
O futevôlei trabalha diversos grupos musculares ao mesmo tempo. Envolvendo o futebol e o vôlei, o esporte pode ser praticado na areia e tem um gasto calórico bastante alto.
Beach Tennis
Um dos esportes preferidos dos praieiros, o beach tennis também ganhou adeptos em espaços urbanos. O esporte é uma atividade física completa e possui uma série de benefícios: fortalecimento muscular, coordenação motora e melhora do condicionamento físico.
Seu nível médio de perda de caloria é de 600 por hora, o que equivale a uma corrida de, mais ou menos, 8 km/h.
A modalidade é parecida com o frescobol, mas teve sua incrementação na Itália durante a década de 80. É bem provável que você já tenha acompanhado uma partida de beach tennis enquanto tomava seu sol em qualquer praia.
Frescobol
Um clássico até para aqueles que não curtem praticar esportes, o frescobol é simples e necessita apenas de raquetes, uma bola pequena adequada e vontade de jogar. Muito comum nas praias, o frescobol é quase sempre praticado todos os dias nas areias.
Seu objetivo é não deixar a bola cair e conseguir rebatê-la com uma raquete. Para isso, muita coordenação motora será necessária, bem como reflexos rápidos.
Stand Up Paddle
Está sozinho? Sem problemas. O stand up paddle pode ser praticado em águas mais tranquilas e sem a necessidade de uma equipe. Uma mistura calma do remo com o surf, a modalidade consiste em uma prancha maior e mais reta onde você navega pelas águas com o auxílio do remo.
Por se manter parado durante o percurso, muitos pensam que o stand up paddle é um esporte com baixa perda de calorias, mas não é bem assim. É preciso equilíbrio e força para se manter em pé na prancha enquanto rema.
Ao praticar o esporte pela primeira vez, a dica é começar de joelhos na prancha e pedir auxílio de um instrutor. Assim que pegar a prática, que não é difícil, pronto: você já pode se aventurar em distâncias maiores.
Slackline
Um outro esporte que pode ser praticado sozinho e que se tornou muito comum no Brasil é o slackline. Para quem não curte muito nadar ou se aventurar nas praias, o slackline pode ser praticado em qualquer lugar. Ele é ideal para treinar força e equilíbrio.
Futebol de areia
O futebol é um esporte que está no sangue do brasileiro, não é verdade? E por que não praticá-lo na areia? Bater uma bola com os amigos na praia trabalha a sua resistência cardiorrespiratória. Ótimo aliado à saúde!
Corrida ou caminhada
Que tal deixar a esteira de lado na academia e ir para o ar livre caminhar? Estar em contato com a natureza é maravilhoso! O melhor é que você pode correr em qualquer lugar: praia, onde demanda mais esforço físico, parques, ruas, praças e por aí vai.
A caminhada ajuda a combater a osteoporose, aumenta a sensação de bem-estar e regula o peso.
Cuidados necessários ao praticar esportes no verão
Sol e calor é uma combinação maravilhosa, mas que demanda alguns cuidados a mais para não correr o risco de insolação ou desidratação. Ao praticar esportes no verão, independente de estar ou não na praia, é importante estar atento aos horários de menor radiação solar: antes das 10h e depois das 16h.
Além disso, aplique o filtro solar a cada duas horas. Para cuidar dos olhos e do couro cabeludo, chapéus e óculos escuros são sempre bem-vindos. Comer alimentos leves antes e depois de praticar exercícios físicos, ainda mais no verão, precisa estar entre os seus cuidados.
Nunca deixe de andar com uma garrafa de água à disposição. Lembre-se de se manter hidratado! A falta de hidratação pode levar ao risco de insolação, que pode ser extremamente perigoso para a sua saúde.
Pronto, agora é só sair de casa e aproveitar o verão para se exercitar!