Pode parecer simples escutar o que alguém está dizendo, mas é bem provável que a sua mente já tenha se desviado para fatores externos enquanto você precisava prestar atenção em um diálogo.
Mas você também pode estar do lado de quem fala: já se sentiu conversando sozinho? Esses problemas podem ser resolvidos através da escuta ativa. Essa técnica é conhecida como uma soft skill no mercado corporativo, mas também é fundamental para o nosso dia a dia fora do ambiente de trabalho. Vamos entender o que é?
O que é escuta ativa?
A escuta ativa consiste em manter um diálogo eficiente, quando o ouvinte realmente presta atenção no que o outro fala e consegue assimilar tudo que é dito.
A escuta ativa tem como objetivo quebrar aqueles ciclos de conversas com poucas interpretações. É uma habilidade de desenvolvimento da comunicação que garante um diálogo eficiente e que pode ser aplicada também na área profissional.
Para que ela seja eficaz, é necessário desenvolver um interesse genuíno na conversa, bem como se envolver com o diálogo. Para isso, é importante evitar distrações e absorver os conteúdos abordados. A escuta ativa é o primeiro passo para estreitar relações e ter empatia pelo outro. (Fica a dica!)
Benefícios da escuta ativa
Você pode até não se dar conta, mas ser ouvido com respeito e atenção é fundamental para nos sentirmos acolhidos. Por isso, os benefícios da escuta ativa vão muito além da vida pessoal e se estendem, ainda, para o universo corporativo. Veja:
Promove a relação interpessoal
Quando conversamos com alguém e prestamos atenção na conversa, conseguimos um contato mais estreito com aquele indivíduo. Você se torna capaz de se comunicar com clareza e eficiência, independentemente se conhece a pessoa há anos ou não.
Gera confiança
Ficamos inseguros quando não prestamos atenção no que o outro fala e ele te faz uma pergunta sobre o assunto. Já aconteceu isso com você? Quantas vezes ficamos envergonhados porque nossa mente se distraiu durante a conversa? Uma comunicação eficaz por meio da escuta ativa gera confiança entre as partes envolvidas.
Isso porque a troca de informações é mútua e ambos se sentem felizes em compartilhar os assuntos porque o outro o escuta.
Diminui conflitos no ambiente corporativo
Seu chefe te deu uma tarefa complexa, mas você não prestou atenção direito. Resultado: uma tarefa incompleta e a insatisfação do seu chefe. É possível evitar esse tipo de situação com a escuta ativa. Assim, reduzimos ruídos da comunicação e conseguimos absorver o maior número possível de informações.
Desenvolve empatia
Para desenvolver a escuta ativa é preciso trabalhar a empatia. É importante se compadecer da dor do outro e se colocar no lugar para promover uma comunicação justa e efetiva. Portanto, não deixe que questões pessoais interfiram na sua conversa, se mantenha neutro e entenda o outro.
Você se sente mais seguro
Quando praticamos a escuta ativa, principalmente no trabalho, nos sentimos mais seguros ao executar ações específicas exatamente por prestar atenção no que o outro precisa. Dessa forma, os resultados podem ser melhores que o esperado.
Como praticar a escuta ativa
Agora que vimos a importância da escuta ativa, bem como seus benefícios nas relações, pode surgir a dúvida: como colocar em prática? Pensando nisso, elaboramos 5 passos para você:
1 – Evite distrações
Este é o passo mais importante. Nossa mente tem a mania de nos distrair, mesmo que seja algo irrelevante. Mantenha o controle e impeça distrações, fixe no diálogo que está ocorrendo. Para isso, talvez seja preciso evitar redes sociais, conversas paralelas, telefonemas e por aí vai.
2 – Dê tempo para o outro desenvolver
Não adianta ouvir e não dar espaço suficiente para o outro falar o que precisa. Portanto, dê tempo para que o interlocutor consiga concluir seus pensamentos sem cortá-los.
3 – Observe
Também faz parte do ouvir o ato de observar. Muitas vezes nossos gestos falam mais que as palavras. Portanto, a linguagem não-verbal também precisa ser observada. Como o outro reage ao que está sendo dito? Qual é o comportamento dele quando emite uma opinião?
4 – Não pressione
Para uma comunicação efetiva, deixar o outro à vontade é essencial. Trabalhe o contato visual e os seus gestos para que você não pareça desconfortável com a conversa.
5 – Faça perguntas
De nada adianta só ouvir sem que haja uma troca. Portanto, faça perguntas! As perguntas são ferramentas poderosas no processo da comunicação justamente para certificar que a mensagem passada realmente foi assimilada corretamente. Tanto o ouvinte quanto o interlocutor podem usar desse meio para estimular a conversa.
Queremos saber: você já praticava a escuta ativa? Ela traz melhorias para as suas relações? Compartilha com a gente!