Você já foi interrompida por um homem? Da mesa do bar à reunião de trabalho, mulheres têm a fala interrompida constantemente. Sem constrangimento ou qualquer tipo de dúvida, um homem interrompe uma mulher para explicar o que ela própria iria dizer, por desdém ou por hábito. Isso tem nome: é manterrupting.
Pode parecer inofensivo ser interrompido em um ambiente descontraído, mesmo que o homem fale algo óbvio para você ou diminua o seu poder de voz. Mas quando isso acontece durante diversas reuniões de trabalho, será que ainda parece inofensivo?
Vamos entender o que é manterrupting e como combatê-lo?
Manterrupting: significado
O termo é usado para descrever quando a seguinte situação acontece: independente do ambiente, uma mulher é interrompida por um homem e não consegue concluir seu raciocínio e terminar a sua fala.
O termo vem da junção de duas palavras, sendo “man” (homem) e “interrupting” (interrupção), que também pode ser chamado pela sua tradução literal: interrupção masculina.
O termo, assim como mansplaining, ganhou popularidade depois que uma norte-americana lançou o livro “Os homens explicam tudo para mim”. Rebeca conta que um homem a interrompeu para explicar sobre seu próprio livro.
A interrupção, por mais que pareça inofensiva, quando ocorre entre diferentes gêneros, precisa ser analisada. Um estudo, em 1998, mostrou que existe uma relação muito grande entre as diferenças de gênero e as razões pelas quais um homem interrompe uma mulher.
Foi apontado que quando as mulheres interrompem, elas costumam fazer comentários, adicionar informações ou dar apoio ou elogias à fala. Enquanto os homens costumam interromper para confirmar algo que já foi dito, explicar o que já estava sendo explicado, bem como desqualificar uma opinião.
O que é manterrupting?
O termo manterrupting é derivado do machismo e da desigualdade de gênero, preconceitos enraizados na sociedade há séculos que fazem com que muitos homens acreditem que as mulheres são inferiores a eles.
Durante a interrupção, geralmente, o tom de voz usado pela figura masculina é de sarcasmo e desdém, podendo ser rude e grosseiro.
De acordo com estudos da Universidade George Washington, homens interrompem mais que mulheres em diálogos. O estudo ainda reforçou que quando a interrupção era feita por uma mulher, o alvo também era uma outra mulher.
Como lidar com o manterrupting?
Nenhuma mulher está ilesa de passar por esse tipo de situação. Infelizmente, se nunca passou, ainda é bem provável que aconteça. Então, como lidar com o manterrupting?
É importante se posicionar e alertar a outra pessoa que ela te interrompeu. Em situações corporativas, que o momento fica um pouco mais delicado, uma dica é demonstrar desconforto de maneira sutil.
Estabelecer regras em seu grupo de amigos também é uma boa opção. Combine com eles de nunca interromper a pessoa que está com o poder da voz.
Você também pode identificar o manterrupting acontecendo com outra mulher. Nesse caso, não fique calada. Você pode usar frases como: “Espere ela terminar de falar, por favor?”, “ela ainda não acabou de falar”, “eu quero ouvir o que ela quer falar” e por aí vai.
É fundamental ter a consciência de que o manterrupting está acontecendo para conseguir combatê-lo. Entender que ele é, sim, uma forma de violência contra a mulher. Mantenha-se firme e demonstre claramente sua insatisfação caso aconteça.