Início Artigos Como fui contratada depois de descobrir a gravidez durante o recrutamento

Como fui contratada depois de descobrir a gravidez durante o recrutamento

Autor

Data

Categoria

Por Emanuela Araujo

Nada de “desculpa”! As invasões da Analu às reuniões são recebidas pelo time com acolhimento e carinho.

Em dezembro de 2019, o Vitor Asseituno me convidou para um café. 

A gente já se conhecia antes. Trabalhamos juntos com eventos de tecnologia e gestão de Saúde. E durante anos, um dos pontos mais abordados nesses eventos era relacionamento. Especificamente, as relações entre operadora de saúde (“convênio”), rede credenciada e beneficiário, muitas vezes relações confusas, desalinhadas e até prejudiciais.

No papo com o Vitor, ele me apresentou a Sami. Lembro de ter ficado encantada com a proposta de solução e o propósito da companhia, que me pareceu uma solução excelente para aquelas discussões que eu tanto assistia nos eventos. E então ele me convidou para concorrer à posição de Diretora de Finanças.

Na época, meu foco estava na carreira profissional. Gravidez, maternidade, nada disso estava no horizonte. Novos desafios e iniciativas, isso sim. 

Meu foco estava 100% na carreira

Desde que comecei a trabalhar, sempre tive clareza de que queria desenvolver uma carreira executiva e me dediquei anos aos estudos e ao trabalho. Sim, assim como muitas mulheres, meu foco durante muito tempo foi a minha carreira profissional. E estava bastante feliz com minhas escolhas. 

A proposta da Sami naquele momento fazia total sentido para a minha carreira e, óbvio, aceitei participar do processo seletivo. 

Foi assim que conheci o Gui Berardo, CEO, e outras lideranças da Sami. Foram entrevistas muito legais, e à medida que conversava com eles tinha mais certeza de que queria fazer parte do time. 

Durante o processo, comecei a sentir meu corpo diferente. Fiz um teste e descobri que estava grávida. E agora?! 

Como eu reagi ao descobrir que estava grávida

Acho que este foi um dos momentos mais marcantes da minha vida, como mulher e também como profissional. Lembro da minha felicidade em descobrir que seria mãe pela primeira vez. Mas também fiquei preocupada, porque isso poderia influenciar na minha contratação. 

Todas já escutamos tantas histórias absurdas de mulheres que ficaram em segundo plano profissionalmente, ou que não foram aprovadas em processos seletivos, ou que tiveram remunerações renegociadas em projetos pelo simples fato de estarem grávidas. E até mesmo histórias de mulheres que foram desligadas após a licença-maternidade.

Talvez seria a minha vez de sentir isso na pele, temi.

Como a empresa reagiu ao descobrir

Foi com esse frio na barriga que mandei uma mensagem para o Vitor. Disse que queria muito fazer parte da Sami, mas que não poderia deixar de contar esse pequeno grande detalhe! A resposta dele? “Manu, parabéns! Deus te abençoe muito! Estou muito feliz! Vamos acelerar para você vir, poder organizar tudo e sair [de licença-maternidade] tranquila”.

Desde então, faço parte de um time incrível, que tem o compromisso muito claro de cuidar das pessoas, construir confiança em todos os seus relacionamentos e que respeitou não só a minha gestação, como acolhe com carinho a minha Analu a cada reunião em que preciso estar com ela no colo! 

A gente erra? Muito! Inclusive nos relacionamentos, faz parte. Dói, mas ensina. Somos um time novo, numa jornada nova, e aprendemos o tempo todo. Isso que é incrível. Aqui, me sinto acolhida e com permissão pra ser mulher, mãe, humana. Isso significa permissão pra testar e aprender, acolhimento no tombo e celebração na vitória. E muitos sorrisos genuínos toda vez que Analu invade a reunião.


Emanuela Araujo é mãe da Ana Luiza. Executiva, juntou-se à Sami no início de 2020 para estruturar o time de Finanças. Formada em Direito, é também pós-graduada em Marketing e Comunicação Integrada pela Universidade Mackenzie, em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, e MBA em Finanças pela FGV. Apaixonada por vinhos e viagens, adora bater longos papos sobre esses assuntos!

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

4 COMENTÁRIOS

  1. Caramba, cada dia que passa, me sinto mais feliz por fazer parte da Sami. Que história linda essa da Manu e da Analu! <3
    Tenho certeza que esse é o caminho. Obrigada por compartilhar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×