Com as festas de fim de ano chegando, uma coisa é certa: a comemoração. E, claro, as bebidas costumam acompanhar a maioria das celebrações. Na hora da alegria é difícil pensar nas consequências do dia seguinte que o exagero da bebida pode causar.
Mas começar o ano com o pé esquerdo por causa de uma ressaca não deve estar entre os seus planos, acertamos? Pensando nisso, vamos te ajudar a evitar uma ressaca antes mesmo de dar a chance de ela chegar.
- Quais são os sintomas da ressaca?
- Como evitar a ressaca?
- O que é bom para a ressaca?
- Como curar a ressaca?
- Como curar a ressaca rápido?
Quais são os sintomas da ressaca?
Ao acordar com dor de cabeça, mal-estar, boca seca e náusea após uma saída na noite anterior, pode anotar: certamente é a ressaca.
Quando nenhum preparo é feito na noite anterior antes de ingerir o álcool, é quase impossível esquecer que exagerou assim que os sintomas começam.
Outro sintoma muito comum também é a promessa de “nunca mais eu vou beber na vida”. Brincadeiras à parte, os sintomas da ressaca podem ser bastante incômodos e levar até a casos mais graves, com a necessidade de atendimento médico.
Os sinais da ressaca só começam a aparecer depois que o álcool sai do organismo. Assim, a hidratação e nosso sistema nervoso são alterados pelo álcool presente nas bebidas.
Dores de cabeça e náuseas são praticamente o sintoma mais certeiro. Isso acontece porque todas as bebidas alcoólicas são vasodilatadoras, fazendo com que nosso cérebro reaja aos vasos sanguíneos dilatados.
Já a boca seca acontece devido à diminuição do hormônio antidiurético, que desidrata nosso organismo.
Como evitar a ressaca?
Antes de entender como curar a ressaca, vamos aprender a prevenir. Afinal, a prevenção é o melhor remédio, certo?
Existem algumas medidas simples que diminuem os sintomas causados pelo exagero do álcool que podem ser seguidos, como:
- Faça um lanche antes de sair de casa
Não deixe a barriga vazia e vá consumir álcool. É importante, ainda, comer enquanto bebe. Aqui vale lanches simples, como: amendoim, nozes, mix de castanhas, entre outros. Assim, o álcool será processado junto com a comida.
- Tome uma colher de azeite de oliva antes de sair de casa
De acordo com estudos, o azeite cru pode diminuir a absorção do álcool no organismo.
- Beba água
Mantenha-se hidratado. Para isso, intercale a bebida com copos de água.
- Opte por frutas entre as bebidas
Frutas são ótimas opções para comer enquanto bebe. Isso porque a frutose e a glicose ajudam a processar o álcool, bem como repõe o potássio.
- Não misture bebidas
É praxe: misturar bebidas é receita certa para uma ressaca. Por isso, caso beba vinho, permaneça no vinho e deixe a vodca, cachaça e cerveja de lado.
O que é bom para a ressaca?
Algumas dicas podem ser grandes aliadas para lidar com a ressaca. Selecionamos as principais e mais simples para você seguir naqueles dias que você se arrepende de ter exagerado na bebida.
- Capriche na ingestão de líquidos
Para hidratar seu corpo, uma boa opção é repor os sais minerais, vitaminas e cálcio com sucos. No entanto, bastante água também dá conta do recado.
- Banana é um ótimo alimento
Fonte de potássio e vitamina B6, a banana atua na serotonina e ajudará você a lidar com os sintomas da ressaca.
- Consuma glicose
Frutas ou mel também são ótimas opções para trazer glicose para o organismo, bem como repor as energias.
Como curar a ressaca?
Agora, caso você já tenha exagerado e esquecido de fazer as dicas para evitar a ressaca no dia seguinte, a ideia é curar a ressaca. Conte com a gente nessa força tarefa também! Elaboramos um passo a passo para você conseguir curar o mal-estar. Vamos lá?
- Durma o máximo possível;
- Ao acordar, pegue ar fresco e faça uma caminhada leve;
- Deixe de lado o café da manhã gorduroso e opte por iogurtes naturais;
- Beba bastante água
- Se necessário, tenha em mãos remédios que ajudem a lidar com os sintomas da ressaca.
Como curar a ressaca rápido?
Para quem deseja uma opção mais rápida e igualmente eficaz para curar a ressaca, uma boa ideia é optar pelo suco de tomate com gengibre ou hortelã.
O suco de tomate é rico em potássio e açúcares. Já o gengibre e o hortelã são ótimos para aliviar náuseas.