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Seguro-viagem: saiba o que é e como acionar esse benefício que a Sami oferece

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É membro da Sami e precisa viajar? Não precisa se preocupar! Afinal, quem tem Sami Sol, também leva na bagagem o benefício do seguro-viagem, que oferece cobertura para emergências, urgências e imprevistos durante 12 meses nos deslocamentos feitos em território nacional, com distância superior a 70 km da residência de todos os membros ativos e com até 80 anos. 

Ter um seguro-viagem é essencial para aquelas situações inesperadas, que fogem ao que foi planejado. Ele é ainda mais importante quando viajamos sozinhos – e podemos precisar de suporte para resolver determinadas questões.

Então, continue com a leitura para saber o que é seguro-viagem e quais os detalhes desse benefício que está incluído no plano Sami Sol!

O que é seguro-viagem?

É comum ouvirmos histórias de imprevistos que aconteceram durante uma viagem, tais como perda de bagagem ou acidentes. Muitas vezes, o transtorno causado por problemas assim poderia ser evitado com uma medida: ter um seguro-viagem.

O seguro-viagem é um serviço que oferece assistência a pessoas que estão em trânsito, cobrindo despesas ou dando suporte aos segurados em relação a ocorrências indesejadas. 

A abrangência do seguro-viagem (destinos nacionais e/ou internacionais) e a extensão das coberturas variam de acordo com o que foi contratado. 

Geralmente, o seguro-viagem costuma ser uma precaução adotada apenas por quem vai fazer viagens internacionais, já que muitos destinos – principalmente na Europa – exigem a contratação desse tipo de serviço para que os turistas possam dar entrada nos país. 

Com isso, o seguro-viagem é deixado de lado nas viagens domésticas. De acordo com a revista Apólice, publicação especializada no mercado de seguros, menos de 20% dos 47 milhões de brasileiros usuários da saúde suplementar no Brasil têm um plano de saúde com cobertura nacional.

O seguro-viagem ajuda a minimizar os transtornos provocados por imprevistos
O seguro-viagem é um benefício que ajuda a minimizar os transtornos provocados por imprevistos

Assim, ter um seguro-viagem é algo essencial para cobrir possíveis despesas médicas e hospitalares que possamos ter enquanto estamos viajando.

Mas é importante ressaltar um ponto: seguro-viagem não é a mesma coisa que seguro-saúde.

Basicamente, a diferença entre os dois é que, enquanto o seguro-saúde diz respeito somente ao reembolso das despesas relacionadas a serviços médicos, o seguro-viagem pode cobrir não só os gastos relacionados a cuidados clínicos e hospitalares, mas também os custos provocados por outros contratempos como, por exemplo, extravio de bagagens ou perda de documentos.

Confira os detalhes do seguro-viagem incluído no Sami Sol

Além do Time de Saúde e da Rede de Hábitos Saudáveis, os membros ativos do Sami Sol (enfermaria) e do Sami Sol apartamento têm também um seguro-viagem da CORIS.

A CORIS é especializada no segmento de seguros-viagem. Atuando há mais de 30 anos no mercado e com índice de satisfação de 98% dos clientes, a empresa oferece suporte 24h através de uma equipe de assistência própria, disponível todos os dias da semana. 

Com esse benefício, todo membro do Sami Sol com idade até 80 anos tem cobertura para emergências, imprevistos e urgências durante 12 meses em viagens realizadas em território nacional e que atinjam uma distância de mais de 70 km da sua residência.

Um detalhe importante: o prazo de 12 meses vale a partir da assinatura do seu contrato com a Sami. Para ficar mais claro, vamos a um exemplo: se você contratou nosso plano em novembro, os 12 meses são contados a partir daí.

O seguro está disponível para viagens com duração de até 60 dias por evento e inclui:

Coberturas

  • Despesas farmacêuticas
  • Despesas médico-hospitalares e odontológicas
  • Extravio de bagagem 
  • Invalidez permanente total ou parcial por acidente em viagem
  • Morte acidental em viagem 
  • Regresso sanitário
  • Translado de corpo
  • Translado médico 

Assistências

  • Assistência jurídica por acidente de trânsito
  • Auxílio/intermediação na transferência de fundos 
  • Auxílio/intermediação no envio de valores para fiança judicial
  • Auxílio em caso de perda ou extravio de documentos
  • Auxílio na localização de bagagem

Ah! E vale destacar: todos os membros ativos do Sami Sol têm seguro-viagem automaticamente ativado. Não há necessidade de entrar em contato prévio para realizar a ativação do benefício.

Membro da Sami: veja como acionar o seguro-viagem do Sami Sol

É claro que a gente torce para que todos os nossos membros tenham sempre uma viagem tranquila e sem nenhum tipo de “dor de cabeça”. 

Mas, se houver algum problema que esteja coberto pelo benefício adicional do seu plano, conte com seu seguro-viagem para ajudar.

Veja como fazer isso no passo a passo abaixo!

Passo a passo para acionar o seguro-viagem do Sami Sol

A primeira providência a ser tomada é entrar em contato com a CORIS por um dos canais de atendimento disponíveis. 

Central de Atendimento / Seguro-Viagem Membros Sami Sol:
Telefone: 0800 591 1562
Whatsapp (somente mensagem de texto): (11) 99742 5892
E-mail: ops@assist24h.com.br

Os membros da Sami Sol contam com uma Central de Atendimento exclusiva para o benefício do seguro-viagem.

Ao entrar em contato com a Central de Atendimento, o membro da Sami deve:

  1. Fornecer seus dados pessoais (nome completo e CPF);
  2. Informar a localidade e o endereço completo de onde está naquele momento;
  3. Indicar quais são os canais que a Central de Atendimento pode ser utilizar para falar com o membro onde ele está no momento;
  4. Relatar ao operador as informações para que suas necessidades possam ser identificadas. Se a questão for relacionada a problemas de saúde, é essencial falar os sintomas apresentados. 

Importante: nos casos emergenciais (que ofereçam risco à vida ou integridade física), o membro da Sami deve buscar socorro imediato o mais rápido possível e, posteriormente, entrar em contato com a Central de Atendimento da CORIS.

Após esse primeiro contato, todos os dados do membro da Sami são registrados para que as providências necessárias possam ser tomadas.

Assim, o operador entrará em contato pelo telefone ou e-mail de contato fornecidos pelo membro da Sami e esse retorno deverá ocorrer em até 60 minutos.

Nesse segundo contato, o membro da Sami receberá instruções específicas sobre como proceder (de acordo com sua necessidade). Em caso de necessidades médicas, o atendimento seguirá o seguinte fluxo:

Fluxo de atendimento:
1. Membro da Sami passa pelo atendimento médico
2. Se o médico pedir exames ou outros procedimentos, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento. O operador irá solicitar o pedido e o relatório médicos.
3. O médico da Central de Atendimento vai realizar a análise dos documentos para aprovação, seguindo as Condições Gerais do seguro-viagem
4. Em seguida, o operador irá dar retorno para o membro da Sami com a decisão da análise e orientar sobre os próximos passos.

Todo contato com os prestadores locais é feito pela Central de Atendimento. Isso evita que o membro da Sami se preocupe em fazer esses procedimentos por conta própria. 

Dessa forma, a própria Central de Atendimento da CORIS irá providenciar o agendamento da consulta e a autorização para o atendimento. Ao entrar em contato para dar retorno ao membro da Sami, todos esses detalhes já estarão alinhados  e retornará com os detalhes para o membro. 

Mas o que acontece se eu não puder ou não conseguir entrar em contato com a Central de Atendimento para acionar o seguro-viagem? 

Dependendo da situação, pode ser que o membro da Sami não possa ou não consiga entrar em contato com a Central de Atendimento para acionar seu seguro-viagem.

Nesse caso, ele poderá procurar o prestador de serviço de sua preferência, pagar as despesas e solicitar que o reembolso seja analisado, seguindo as orientações abaixo:

  • Realizar o pagamento das despesas do atendimento, guardando o relatório médico e o comprovante dos gastos.
  • Entrar em contato com a Central de Atendimento assim que possível para receber todas as instruções necessárias para solicitação do reembolso.
  • Enviar o pedido de reembolso e as faturas para o e-mail: claims@assist24h.com.br

Ao solicitar o reembolso, o membro da Sami precisará enviar a seguinte documentação:

  1. Formulários preenchidos;
  2. Todos os documentos relacionados aos procedimentos realizados e/ou eventos ocorridos;
  3. Comprovantes de pagamento;
  4. Recibos com a data, descritivo dos gastos e local onde as despesas foram realizadas.

Viagem na pandemia: dicas para viajar de forma segura

Vivemos um momento delicado e crítico da pandemia, com risco iminente de colapso do sistema de saúde em vários locais do Brasil. Por isso, reforçamos que o ideal é que as viagens e deslocamentos ocorram apenas em caso de última necessidade. 

Se for inevitável viajar, redobre a atenção e fique atento às seguintes medidas de precaução: 

  • Se possível, faça suas viagens de carro, evitando contato com outras pessoas;
  • Use máscara sempre, principalmente se fizer sua viagem em transportes coletivos (ônibus, trem, avião…). Dê preferência às máscaras tipo PFF2 (também conhecida como N95). Se não for possível, utilize máscaras de tripla camada bem ajustadas ao seu rosto e com o mínimo de abertura possível. Para dicas sobre modelos e como adquirir máscaras do tipo PFF2, consulte o site PFF para todos;
  • Leve máscaras de reserva. É importante que você troque sua máscara quando ela estiver úmida ou após longos períodos de uso (máximo de 3 horas de utilização);
  • Não toque na máscara após colocá-la. Não toque no rosto também – principalmente no nariz, nos olhos e na boca;
  • Higienize suas mãos com frequência, utilizando água e sabão ou álcool gel 70º;
  • Limpe superfícies de contato. Essa medida também vale para o seu celular e objetos como chaveiros e óculos; 
  • Mantenha o distanciamento e evite aglomerações;
  • Dê preferência a permanecer em ambientes abertos e bem arejados;
  • Tente buscar horários alternativos para fazer sua viagem, evitando os períodos com maior procura/frequência;
  • Avalie bem a hospedagem onde você irá ficar e certifique que o local está seguindo as recomendações e orientações necessárias para minimizar os riscos de contaminação;
  • Se sua viagem for áerea, tente viajar apenas com bagagem de mão. Opte por fazer o check-in eletrônico também.

Fontes: Fiocruz e PFF para Todos

Sami: mais que um plano, Plataforma de Saúde

Os planos que você conhece se resumem a dar acesso a médicos, hospitais e laboratórios. Na Sami, a gente oferece isso e muito mais. 

Com o Sami Sol, nossos membros têm acesso a diversos serviços integrados

Por isso, além do seguro-viagem, oferecemos vários serviços integrados para ajudar no bem-estar dos nossos membros. Com a Sami, você tem também: 

  • Parceiros Clínicos de nível internacional;
  • Time de Saúde;
  • Suporte 24h da equipe de Apoio Médico;
  • App da Sami;
  • Rede de Hábitos Saudáveis com Vitalk e Gympass (grátis por 1 ano para os nossos membros);
  • Contratação online, sem burocracia.

Que tal saber mais sobre o Sami Sol? 

Sami Plano de Saúde Empresarial

2 COMENTÁRIOS

  1. Só tem a cobertura do seguro viagem no primeiro ano? Depois disso, se estiver em outra cidade e ocorrer algum incidente que precisar de pronto-socorro, consulta, internação ou qualquer coisa assim, o plano não ajuda em nada?

    • Oi, Thula! Ao longo dos primeiros 12 meses nós vamos avaliar o benefício do seguro viagem e entender como seguir. Se tiver mais alguma dúvida, estamos por aqui.

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